Gestão da Sala de Aula: Você seguro em classe
Sabendo, da dificuldade que vocês encontram para realizar uma aula produtiva, tenho pesquisado em gestão da sala de aula, encontrei algumas dicas , espero que tenha ajudado com as dicas!
A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem. Veja como você pode atuar nas situações em que há problemas de comunicação
Os estudantes não entendem as orientações
![]() |
Incentive a criança a dar uma resposta também quanto ela tiver dúvidas. Mesmo que a conclusão dela esteja errada, alguns colegas podem ter feito o mesmo raciocínio. Peça que ela explique o que pensou. Para ajudá-la a reconstruir esse caminho, faça perguntas. Também não se contente quando um estudante acertar. Ele vai aprender mais se você pedir que justifique sua conclusão. Quando temos de contar aos outros algo que sabemos, desenvolvemos outra valiosa habilidade. Por fim, instigue os demais a dizer se concordam com a opinião dada e apresentem as razões.
Há muita conversa durante as atividades Interação não tem nada a ver com indisciplina. "Uma sala que valoriza a troca de ideias é ruidosa porque as crianças falam, argumentam, compartilham e questionam soluções e hipóteses. Essas situações de diálogo favorecem o desenvolvimento cognitivo", afirma Andréa, da Unicamp. Para que a aula não vire bagunça, observe se a discussão gira em torno do tema proposto. Caso a conversa seja sobre outra coisa qualquer, ajude o aluno a retomar o foco de onde parou. Uma maneira de fazer isso é lançar algumas perguntas que estimulem todos a refletir com você sobre o assunto que está sendo estudado.
Nem todos são ouvidos no decorrer da aula Muitas vezes, é difícil prestar atenção em todos os alunos e você pode acabar interagindo só com aqueles que se sentam perto da sua mesa. É importante, porém, assegurar que cada um tenha a oportunidade de ser ouvido, inclusive os da "turma do fundão". Uma estratégia é priorizar em cada momento da aula a participação de alguns estudantes. "Quando estou fazendo a sistematização de um conteúdo no quadro, chamo os que ainda não se manifestaram", conta Valéria.

Saiba mais:http://novaescola.org.br/formacao/gestao-sala-aula-voce-seguro-classe-713785.shtml?page=1
Compartilhe no blog alguma experiência sua que deu certo em sala de aula, ou outras sugestões!
Trabalho em duplas e grupos, pedir que coloquem a resposta na lousa, leitura oral, exibição de vídeos e comentários sobre o mesmo e relação do mesmo com o conteúdo, ilustração a partir de histórias.
ResponderExcluirParabéns estratégia!
ExcluirOs deixando sentar em dupla, o aluno que entendeu a matéria explicada pelo professor, que o mesmo venho explicar para o colega que não entendeu.E também os deixando responder os exercícios da lousa.
ResponderExcluirEssas atividades diferenciadas auxilia o aluno em suas dificuldades!
Excluir