segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ATPC IV


Tipos de Avaliação 

Avaliação Somativa


                  A avaliação somativa ( classificatória ), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecido.
                     Exteriorizada como avaliação final, porque acontece no fim de um processo de educação e aprendizagem, tem uma função classificatória, em razão de que vão convir a uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um ano, de um curso... A avaliação somativa promove a definição de escopos, frequentemente se baseia nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, teste objetivo, dissertações-argumentativas. Colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnóstica quando a avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem é um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo.

Vantagens da Avaliação Somativa

                A avaliação somativa permite que o aluno perceba seu progresso através e um resultado mais fácil de ser lido: o resultado numérico. Esse instrumento de avaliação também serve como uma amostragem do que foi ensinado e aprendido, verificando o quanto os alunos incorporaram dos objetivos propostos e fornecendo informações que permitem que o estudante passe ou não para o próximo nível. Além disso, a avaliação somativa atende a uma demanda da sociedade que pede provas documentais de aprendizado.

Desvantagem da Aplicação Somativa

               O problema da avaliação somativa é que, por ser uma amostragem do que foi prendido, uma pessoa que não esteja se sentindo bem no dia da avaliação, por motivos diversos, pode ter um desempenho inferior ao que normalmente teria ou superior porque decorou um monte de coisas na véspera. Nesses casos, o resultado jamais será 100% fiel ao desempenho real do aluno. Uma avaliação somativa acaba medindo o momento da "fotografia", então pode sair nebulosa.
Além disso, a avaliação somativa, nos moldes atuais, estimula o aluno a só estudar em determinado dia para memorizar conteúdos por curto tempo. Memorizar conteúdo não é necessariamente aprender este conteúdo. Se não há como evitar a avaliação somativa nesses moldes, esta deve ser voltada para situações de comunicação tais como criar um diálogo entre um vendedor e um cliente ou um e-mail, por exemplo.


https://www.youtube.com/watch?v=L0zo17LNq9g

 De acordo com suas práticas pedagógicas comente no blog, a importância da Avaliação Somativa no processo de aprendizagem do aluno.

  

Leia mais em: 
http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2
http://slideplayer.com.br/slide/292416/
http://avaliacaoereta.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Pelo que eu entendi dessa avaliação eu já trabalho assim, a cada término de uma matéria dada e explicada passo uma atividade para ver se os alunos entenderam , desse jeito já vejo qual a dificuldade do aluno , e também fica como uma avaliação do bimestre.

    ResponderExcluir