segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ATPC


Bom dia pessoal,

Mãos a obra em nosso ATPC!
Segue um texto sobre: O estabelecimento de regras em sala de aula.

Atividade:
  • Leia o texto, reflita e comente no blog;
  • Aproveite as sugestões do texto e ponha em prática em sua aula e compartilhe no blog sua experiência.
  • Aguardo postagem no blog até Sexta-feira ás 14:00
  •  O texto está no link abaixo 

https://drive.google.com/file/d/0B5IgHdNCyBxTX004ZklCOGE2bEU/view?usp=sharing


11 comentários:

  1. “As regras que governam a sala de aulas devem o quanto possível representar a voz da escola. Todo princípio nelas envolvido deve ser posto diante do estudante de tal maneira que ele possa convencer-se de sua justiça. Assim ele sentirá a responsabilidade de fazer com que as regras que ele próprio ajudou a formular sejam obedecidas” (White, p. 290).

    Esse é um problema, é muito comum a regra estabelecida não ser cumprida por todos, um professor usa uma linguagem e outro professor usa outra, outro problema é o aluno convencer-se da justiça da medida disciplinar, um exemplo: as vezes os aluno não entende em que o uso do boné em sala de aula irá prejudicar o seu rendimento escolar, logo para ele não a justiça nesta medida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lanna, é importante os alunos estarem participando das regras...você foi objetiva, muito bem, espero que a dinâmica sobre contrato d convivência venha ajudar, pois são eles que elaboraram. Estarei observando se os prof. estão tendo a mesma fala.
      Agradeço sua contribuição!

      Excluir
  2. As regras em sala de aula só funcionam quando o aluno consegue compreender que quando ele desobedece aquela regra terá uma consequência, não adianta colocar um série de regras na sala, no pátio, normas para a escola toda se não há consequência de um comportamento logo não há porque cumpri-la. Entendo que a participação do aluno na construção de normas seja revelante para a construção cidadã mas ele também deve entender que nossa sociedade prevê normas de conduta que desrespeitadas há sanções, se ele começa a pensar que pode tudo logo estaremos formando um indivíduo que pensa em si próprio e não no bem comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, conto com sua colaboração em fazer os alunos compreenderem a importância de regras. Concordo com você quando relata que o aluno deve ter consequências quando as regras não são cumpridas.
      Agradeço sua contribuição.

      Excluir
    2. Não tenha a menor dúvida que regras estabelecidas são imprescindível para uma convivência harmoniosa em qualquer lugar.Quanto as regras estabelecidas na escola me restam duas duvidas:
      1- A maioria dos alunos tem família desestruturadas , sem princípios, valores e regras, a escola conseguira fazer com que esses aluno saiba sua importância?
      2- Se ele não respeitá-las haverá punição ?
      Na realidade o que esta faltando e um resgate da família no seu conceito mais sublime, para que os educando venha de suas casas com pelo mesmo um principio básico, respeito ao próximo com todas as suas diferenças.

      Excluir
  3. O texto apresenta uma possibilidade de diálogo no estabelecimento de regras construída com a participação dos alunos nas primeiras semanas de aula. A escola é um local onde há o aprendizado constante de valores e regras que acompanharão o cotidiano do cidadão. Nessa fase escolar é permitido aos jovens a avaliação e reconhecimento de seus atos, valorizando constantemente os atos positivos e limitando dentro das regras as suas atitudes inadequadas, nas regras já pré-estabelecidas.
    Em nossa sociedade caso haja algum ato irregular haverão as devidas punições. Estabelecer regras e limites para esses alunos é fundamental neste momento onde vemos um público onde "tudo pode" e "tudo quer", e que o professor é o "chato" porque solicita a atenção para a devida explicação, pede para desligarem o celular, e até para entrarem em sala de aula entre outras situações simples.
    Todas as tentativas, (com ou sem dinâmicas) que possibilitem o melhor convívio no ambiente escolar com as regras sendo respeitadas e com as respectivas punições quando necessárias, para o devido senso de justiça, estabelecendo os limites de seus atos serão bem vindos.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde.

    Precisamos de regras para estabelecer uma harmonia, isso é fato. Mas para tal precisamos do respeito mútuo, que infelizmente não os temos.
    Cabe a cobrança e punição da mesma, senão de nada vale.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde.

    Precisamos de regras para estabelecer uma harmonia, isso é fato. Mas para tal precisamos do respeito mútuo, que infelizmente não os temos.
    Cabe a cobrança e punição da mesma, senão de nada vale.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a cada dia que passa fica mais dificil lidar em sala de aula, a falta de respeito e de educação está atrapalhando o andamento do trabalho em sala de aula, atrapalhando quem quer aprender.

    ResponderExcluir
  7. Para o conhecimento foi feito um grupo pelo qual,demos doces cada aluno se apresentou e disse o que esperava para o futuro,foi bastante construtivo, pude comentar sobre os valores perdidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, professora! Essa é uma ação que nos permite,"andar da carruagem", verificar com cada um deles, o que estão fazendo para que o que almejam para o o futuro, seja construído!

      Excluir