terça-feira, 8 de novembro de 2016

ATPC II


 Tipos de Avaliação 

Avaliação  Diagnóstica

Por que a aprendizagem diagnóstica é importante?


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              É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de la Taille. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno.
            De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.
           A ideia da avaliação diagnóstica surgiu a partir da abolição da repetência no ensino fundamental nas escolas públicas, com a chamada progressão continuada, implantada com base nas recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases ( LDB ) de 1996.
              De acordo com os estudos de Bloom ( 1993) a avaliação  diagnóstica do processo ensino - aprendizagem é adequada para o início do período letivo, pois permite conhecer a realidade de conhecimento em que o aluno se encontra. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidade de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.
               É possível observar que a avaliação diagnóstica possui três objetivos. O primeiro é identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. O segundo é verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. O terceiro objetivo está relacionado com a identificação das causas, de dificuldades recorrentes na aprendizagem. Assim é possível rever a ação educativa para sanar os problemas.
                 Após ler o texto acima, como você analisa a avaliação diagnóstica? Ela é uma ferramenta importante no processo de aprendizagem do aluno? 

                 
Material de pesquisa:
  • http://ead.infraero.gov.br/moodle/mod/glossary/view.php?id=18664
  • MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete avaliação diagnóstica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/avaliacao-diagnostica/>. Acesso em: 08 de nov. 2016.
  • http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2

4 comentários:

  1. Identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.

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    1. Isso faz com que o Professor saiba onde o aluno tem dificuldade e assim preparar ações pedagógicas para esse aluno.

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  2. Para alguns alunos sim , o aluno que tem comprometimento com os estudos, esses dá para fazer uma avaliação da sua dificuldades, mais a maioria, eles realizam as avaliações sem comprometimento algum, então fica complicado sua avaliação.

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    1. Quando encontramos alunos que não tem comprometimento, isso já é uma diagnóstica, ou seja, sabemos que esse aluno está sem motivação alguma, ele não entendeu o sentido de estar na escola. Nesse caso o Professor terá que trabalhar a motivação desse aluno, de repente, elogiar os pontos forte dele, fazer com que ele reflita suas ações, conquistar o aluno.

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