quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ATPC I

Blog: Ferramenta Pedagógica


Olá pessoal, sejam bem vindos ao nosso ATPC on-line.
Tendo como objetivo de atender aos Professores em que tenha acúmulo ou não conseguem adequar seus horários, venho apresentar essa ferramenta para juntos realizarmos momentos de aprendizagem e troca de experiência.
Como funciona?
  • Estarei postando material na Segunda-feira e aguardo a participação de vocês através dos comentários registrados no blog até Sexta-feira (18h)

Resultado de imagem para MAOS A OBRA

Atividade

  • Essa semana a atividade será para conhecer e manusear o blog.
  • Qual assunto que você gostaria que fosse desenvolvido.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Planejamento

    



Resultado de imagem para planejamento escolar



Antecipar as atividades e situações durante o ano ajuda na melhoria do ensino e da aprendizagem e evita que a equipe escolar seja pega de surpresa por problemas.

      Imagine fazer uma viagem sem saber para onde você irá, onde se hospedará e o que fará. Ela pode ser ótima, mas há espaço para muitas coisas darem errado ao longo do trajeto, não é mesmo? Você pode não ter onde dormir, nem saber onde comer, não ter dinheiro no final da jornada e se perder pelo caminho.
        Esse panorama pode servir de modelo para muitas outras situações da vida, inclusive para uma escola. Já pensou em dar início ao ano letivo sem saber o que acontecerá na semana seguinte? Muito pode acontecer, por exemplo, os professores não saberem como lidar com a turma e a equipe escolar não conseguir implantar planos de ação e acompanhar o cumprimento de metas, como diminuir a evasão escolar e alfabetizar todas as crianças.
Portanto, se você deseja evitar impasses, ou pelo menos antecipá-los, investir em planejamento é a solução.
"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele é um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão e didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações", diz Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR.
Essa atividade é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que garante que todos os profissionais que trabalham em uma escola tenham um tempo reservado para planejar a rotina.
No entanto, não é só porque está na lei que ele deve ser cumprido. O planejamento é indispensável para a gestão do tempo, de materiais, de pessoas e de espaço, porque, ao colocar tudo o que a escola realizará ao longo do ano na ponta do lápis, é possível ter uma ideia do cenário e alocar os recursos de acordo com as necessidades dos períodos do ano.
Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários. Os membros da equipe discutirão o funcionamento da instituição como um todo e também as funções pelas quais são responsáveis. Isso significa que todos devem pensar juntos sobre qual é a missão e os objetivos da escola, por exemplo. Mas, quando a pauta for planejamento de uma disciplina específica, apenas os professores e o coordenador pedagógico se ocuparão da tarefa. Essa prática garante a construção de uma gestão democrática e participativa.
Resumindo...
Em poucas palavras, o planejamento significa conhecer a realidade e as necessidades da comunidade escolar, estabelecer metas e objetivos, destinar recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas. Assim, é possível antecipar problemas e antever ações para contribuir com o desenvolvimento educacional dos estudantes.
 Saiba mais: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/161/o-que-e-planejamento

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Como posso ajudar a criança?


Cure o Mundo


Sendo Professor como posso mudar a realidade.
A criança precisa ser vista como um todo, não podemos aceitar medidas em que camufla a Educação, temos uma arma poderosa em nossas mãos, formar um cidadão. 
Há pessoas morrendo, se você se importa o suficiente com a vida, torne-o um lugar melhor, para nós.
Podemos começar com pequenos gestos simples: por favor, obrigada, um sorriso, um bom dia...
E quando administramos nossas aulas, dar o melhor de nós...




Esse segundo vídeo, choca ao ver crianças morrendo de fome...
Em nossas aulas devemos refletir, sobre nossas crianças que estão morrendo sem conhecimento, sem oportunidade, sem valores, ...
Não posso mudar o mundo ao mesmo tempo, mas posso fazer a diferença no mundo a minha volta.


quarta-feira, 8 de março de 2017

Somos todos iguais

Você tem mais em comum com o mundo do que imagina



O vídeo nos faz refletir sobre nossa igualdade diante do mundo.
Esse ano, uma das palavras chaves para mim é a Igualdade e respeito pelo próximo.
Temos muito que aprender com o próximo, e uma delas é respeitar as diferenças.
Utilizei esse vídeo em momento de Atpc, refletimos em várias áreas, tais como: valores morais, éticos , sociais, sem falar no contexto inter disciplinar, onde pode ser trabalhado a História, Geografia, Biologia ( DNA) etc...

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Novembro ATPC I



AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É BICHO PAPÃO





https://www.youtube.com/watch?v=JUly_0STUOg

  
 Este vídeo faz parte do acervo da PES -- PROJETOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS LTDA, de autoria da professora Eleonora Cavalcante, diretora educacional da empresa. Na realidade, foi criado a partir de uma apresentação em power point, idealizada e utilizada pela autora durante o período em que era coordenadora pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

O objetivo do vídeo é gerar subsídios para que educadores reflitam sobre suas práxis educacionais, entendendo-as como reflexos do meio social, proveniente de políticas educacionais inadequadas, mas possíveis de serem transformadas em razão de uma mudança de cultura de todos (pais, educadores, estudantes...)

Analisando o vídeo, qual a importância da Avaliação na aprendizagem dos alunos, e o que o professor deve levar em consideração no processo de avaliação?

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ATPC IV


Tipos de Avaliação 

Avaliação Somativa


                  A avaliação somativa ( classificatória ), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecido.
                     Exteriorizada como avaliação final, porque acontece no fim de um processo de educação e aprendizagem, tem uma função classificatória, em razão de que vão convir a uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um ano, de um curso... A avaliação somativa promove a definição de escopos, frequentemente se baseia nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, teste objetivo, dissertações-argumentativas. Colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnóstica quando a avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem é um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo.

Vantagens da Avaliação Somativa

                A avaliação somativa permite que o aluno perceba seu progresso através e um resultado mais fácil de ser lido: o resultado numérico. Esse instrumento de avaliação também serve como uma amostragem do que foi ensinado e aprendido, verificando o quanto os alunos incorporaram dos objetivos propostos e fornecendo informações que permitem que o estudante passe ou não para o próximo nível. Além disso, a avaliação somativa atende a uma demanda da sociedade que pede provas documentais de aprendizado.

Desvantagem da Aplicação Somativa

               O problema da avaliação somativa é que, por ser uma amostragem do que foi prendido, uma pessoa que não esteja se sentindo bem no dia da avaliação, por motivos diversos, pode ter um desempenho inferior ao que normalmente teria ou superior porque decorou um monte de coisas na véspera. Nesses casos, o resultado jamais será 100% fiel ao desempenho real do aluno. Uma avaliação somativa acaba medindo o momento da "fotografia", então pode sair nebulosa.
Além disso, a avaliação somativa, nos moldes atuais, estimula o aluno a só estudar em determinado dia para memorizar conteúdos por curto tempo. Memorizar conteúdo não é necessariamente aprender este conteúdo. Se não há como evitar a avaliação somativa nesses moldes, esta deve ser voltada para situações de comunicação tais como criar um diálogo entre um vendedor e um cliente ou um e-mail, por exemplo.


https://www.youtube.com/watch?v=L0zo17LNq9g

 De acordo com suas práticas pedagógicas comente no blog, a importância da Avaliação Somativa no processo de aprendizagem do aluno.

  

Leia mais em: 
http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2
http://slideplayer.com.br/slide/292416/
http://avaliacaoereta.blogspot.com.br/

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ATPC - III


Tipos de Avaliação

Avaliação  Formativa





             
                     A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa. Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas subjacentes na resolução de problemas. Dentro desse escopo, o foco se desloca do nível do desempenho para o da competência.
                                       Para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a adequação de ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos. Cowie e Bell definem como um processo bidirecional entre professor e aluno para aprimorar, regular e orientar a aprendizagem. Black e William consideram a avaliação formativa a função de dar feedback na aprendizagem. Nicool e Macfarlane-Dick têm conduzido pesquisas em avaliação formativa, mostrando como esses processos podem ajudar estudantes a reconhecerem seus processos de aprendizagem.
                              A avaliação formativa é fundamentada no paradigma construtivista. Na perspectiva, as pessoas desenvolvem construções por meio dos significados e dos sentidos que atribuem aos fenômenos, que as rodeiam, nos contextos em que vivem, havendo múltiplas realidades resultantes dessas construções. É uma perspectiva relativista, pois se destina à compreensão dos processos cognitivos e metacognitivos dos alunos e os de ensino, não havendo a possibilidade de avaliar, em sua totalidade, os saberes dos alunos, a subjetividade, são inerentes à avaliação.
                         A avaliação formativa possibilita aos professores acompanhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar. É uma modalidade de avaliação fundamentada no diálogo, que possui como objetivo, o reajuste constante do processo de ensino. Exige muito envolvimento por parte do professor; exige-lhe uma disponibilidade de tempo, que vai além do dispensado no momento das aulas.  É fundamental planejar, diariamente, as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos e elaborar estratégias individualizadas.
                       Para alcançar a finalidade da avaliação formativa é necessário que o professor e alunos assumam responsabilidades específicas no processo avaliativo. Como chama atenção Perrenoud ( 1999): "(...) a avaliação formativa demanda uma relação de confiança entre alunos e professores" (p.96). Ela exige da parte dos professores a capacidade de fazer as articulações necessárias para possibilitar a regulação das aprendizagens.
              Os professores são agentes fundamentais no processo ensino-aprendizagem e devem posicionar-se diante da avaliação formativa, organizando o processo de ensino de maneira ativa e planejada. A definição dos objetivos do processo de ensino é importante para fazer o aluno sentir-se autor desse processo. Por isso, devem ser propostas atividades diversificadas e adequadas ao nível de desenvolvimento do aluno, pois este precisa receber um feedback permanente, que o ajude a perceber os movimentos necessários para alcançar as aprendizagens, além de ser um instrumento afetivo na comunicação entre os autores do processo. As informações colhidas por meio da avaliação devem ser utilizadas pelo professor para o planejamento de suas aulas.
           O aluno também é um agente ativo no processo  avaliativo, portanto possui algumas responsabilidades, que devem ser observadas, para que as aprendizagens ocorram de maneira satisfatória. Eles precisam participar dos processos de aprendizagem, utilizando os instrumentos de avaliação, como uma forma de perceberem como seus conhecimentos estão sendo construídos, realizando todas as suas atividades que lhes foram propostas, demonstrando interesse e buscando novas atividades, por iniciativa própria, que levem à aprendizagem. Eles precisam, também, utilizar o feedback oferecido pelo professor e regular suas aprendizagens por intermédio da análise de seus processos cognitivos e metacognitivos. Os alunos precisam, ainda, conduzir processos de auto-avaliação e serem autores de sua própria aprendizagem, demonstrando iniciativa e autonomia.

Avaliação Formativa: quando?


            A avaliação deve ocorrer em diferentes contextos, ao longo do período letivo. É importante a recolha de informação, dentro da sala de aula, por intermédio de instrumentos variados como: trabalho individual, em pequeno grupo, em grande grupo, inter pares, simulação de conferências, apresentações, leituras etc. Essa recolha deve ocorrer também, fora do espaço da sala de aula, como nos momentos em que são realizados trabalhos de campo ( visitas aos museus, mercados, indústrias etc.). A informação desejada deve ser recolhida, em tempos diversificados, não devendo ficar presa aos testes, previamente marcados, mas sim, no decorrer do período escolar.
        A comunicação entre alunos e professores é fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. É pela comunicação que os alunos se conscientizam de seus progressos e sobre quais caminhos seguir para sanar suas dificuldades. Os alunos necessitam de orientações sistemáticas, a respeito de seu desempenho, para que possam melhorar as suas aprendizagens. Eles necessitam de feedback.
       Os professores, na utilização do feedback, deverão dar orientações precisas aos seus alunos sobre os percursos, que deverão seguir, na resolução das atividades.
      O feedback deve ser expresso de maneira equilibrada nas formas oral, escrita ou não-verbal, no âmbito público ou privado, focando os conteúdos disciplinares específicos ou as aprendizagens de natureza transversal. Receber esse retorno sobre suas aprendizagens é um direito de todo aluno e, é fundamental para a aprendizagem.
    Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. É uma avaliação que atua no acompanhamento das aprendizagens. Ainda de acordo com Perrenoud ( 1999). " a avaliação formativa ajuda o aluno a aprender" (p.103).
      O caráter educativo precisa estar  presente na avaliação, precisa constituir-se como um elemento de formação. O aluno deve aprender alguma coisa, ao ser avaliado; a avaliação deve permitir-lhe firmar suas aquisições. Ela deve ajudar o aluno a avançar e estimulá-lo além de oferecer os meios para que o aluno supere suas eventuais dificuldades. O objetivo principal de um projeto pedagógico é o de proporcionar aprendizagens, portanto, a avaliação escolar deve existir a serviço da construção de aprendizagens.

Fonte de pesquisa:
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_formativa
  • http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacaoformativa/index.php?pagina=6

Comente no blog:
  • Qual a importância da avaliação formativa no processo de aprendizagem do aluno?