Tipos de deficiências
Os tipos de deficiência: Deficiência é o termo empregado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. As deficiências podem ser congênitas (nascem com a pessoa) ou adquiridas.
As várias deficiências podem agrupar-se em cinco conjuntos distintos, sendo eles:
- Deficiência visual
- Deficiência auditiva
- Deficiência mental
- Deficiência Física
- Deficiência Múltipla
Deficiência Intelectual
O termo deficiência intelectual refere-se a limitações significativas no aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão do mundo e desenvolvimento de habilidades cotidianas da vida. Todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de aprender e podem levar uma vida digna de ser vivida e feliz.
Não presuma que a pessoa tenha uma deficiência intelectual por causa da presença de outra deficiência. As pessoas com deficiência intelectual podem sentir a influência do Espírito.
Algumas pessoas podem necessitar de ajuda em apenas algumas áreas específicas, ao passo que outras exigem cuidados em quase todas as áreas da vida. Uma deficiência intelectual geralmente afeta a capacidade de a pessoa se comunicar, interagir socialmente e cuidar de si mesma. Também afeta a capacidade de a pessoa aprender e recordar. Algumas causas comuns incluem traumatismo craniano, síndrome de Down e síndrome do alcoolismo fetal. A deficiência intelectual geralmente está também associada a outras deficiências.
Maneiras de Ajudar
- Identifique os pontos fortes, as habilidades e o estilo de aprendizado e faça elogios específicos pelas realizações e pelo comportamento positivo. Providencie oportunidades para a pessoa poder servir.
- Estabeleça expectativas altas, porém realistas baseadas nos talentos e nas habilidades da pessoa.
- Mantenha contato visual e fale diretamente com a pessoa, com bondade e usando frases curtas e claras.
- Deixe um tempo extra para responder a uma pergunta ou reagir a uma situação.
- Permita que as pessoas realizem tarefas sozinhas até onde for possível.
- Incentive amizades genuínas.
- Fale sempre de maneira gentil, eliminando o uso de palavras depreciativas ou gírias, e ajude outras pessoas a fazerem o mesmo.
Dicas de Ensino
- Use ideias para o ensino como dramatização, atividades com objetos e outros auxílios visuais para ilustrar conceitos difíceis. Transforme conceitos difíceis em conceitos simples.
- Comunique-se usando frases simples e repita ideias importantes.
- Procure oportunidades para que os alunos trabalhem em grupos.
- Estabeleça uma rotina constante em que os alunos sintam-se à vontade para participar.
- Seja positivo; sorria.
Fonte:https://www.lds.org/topics/disability/list/intellectual-disability?lang=por&old=true
https://www.soescola.com/2018/01/os-tipos-de-deficiencia.html
Atividade:
De acordo com exemplos apresentados de deficiência, escolha uma e comente como você montaria sua aula para atender as necessidades da criança.
Deficiência Visual:
ResponderExcluiro Professor deve favorecer, ao aluno, a leitura , em voz alta, dos exercícios que resolveu;
o material concreto, tridimensional, palpável, deve estar à mão do Professor de modo a poder servir-se dele, quando a explicação ou compreensão da matéria assim o exigir...
Prof. Carlos Eduardo
Antes de comentar sobre como seria a preparação de uma aula para um desses segmentos de deficiências, é bom lembrar que no Estado ocorre a inclusão dos alunos sem a mínima preparação dos professores para lidar com as crianças/adolescentes especiais. Em meus anos de Estado já lecionei para deficientes físicos, auditivos, visuais e atualmente temos vários casos de deficiência intelectual, inclusive um caso de autismo. Todos sem acompanhantes, e deixados para que nós, professores, tenhamos que nos desdobrar para atender a cada caso isoladamente sem um mínimo de preparação para tal...
ResponderExcluirNeste caso proposto eu escolheria a Deficiência Visual. No caso as aulas seriam expositivas, com explicação acerca do que foi passado na lousa, e seria realizado uma espécie de resumo junto à explicação, o que permitiria que o deficiente visual pudesse fazer suas próprias anotações. No caso de deficiências leves, no próprio caderno.
Já no caso de deficiências mais severas utilizando mecanismos específicos para tal, como as "máquinas de braille", disponíveis na D.E., ou através dos muitos programas de computadores/celulares disponpiveis hoje, que fazem a leitura de textos, interpretação de fotos e até mesmo a impressão em braille do que é digitado. Alguns exemplos: Jaws, Virtual Vision, DOSVox, Braille Creator, etc.
Demetrios Vaios Foutzopoulos
Prof. de Biologia
Deficiência Visual, acho que seria muito compensador trabalhar uma aula de geometria, com planificação e construção de sólidos geométricos. A maior sensibilidade dos que não enxergam com os olhos, penso que traria um enriquecimento maior na aprendizagem dos conceitos: arestas, faces e vértices.
ResponderExcluirBrilhante ideia Profº Frank, construção de sólidos geométrico, principalmente a textura do material, para ajudar na sensibilidade do aluno visual.
ExcluirNós professores precisamos de dicas para lidar com os alunos com deficiência auditiva.
ResponderExcluirAcredito que o ideal seria uma classe com pouco ou sem ruídos, o aluno com deficiência auditiva deve ficar longo da porta e janelas, por conta de ruídos externos , de preferência no centro da classe para que possa observar a linguagem corporal e a comunicação não verbal.
Procurar um colega parceiro de atividades para ter um apoio amigável.
O aluno com deficiência auditiva deve ser tratado como os alunos ouvintes é deve entender as regras da sala de aula.
A parceria dos pais tbem é muito importante nesse processo.
Importante sua colocação sobre as dicas.
ExcluirValeu professor Rey.
* Procure oportunidades para que os alunos trabalhem em grupos.
ResponderExcluir* Estabeleça uma rotina constante em que os alunos sintam-se à vontade para participar.
Plano de Aula
PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLA: E.E. MILTON BORGES YPIRANGA
TURMA: E
SÉRIE: 6º série
PROFESSOR: HERCULANO
DATA: 09/04/18
IDADE: 11 E 12 ANOS
OBJETIVO GERAL
Realizar atividades que exercitem habilidades motoras, cognitivas e sociais, através de brincadeiras lúdicas envolvendo á cooperação e interação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
lEstimular a cooperação e integração;
lDesenvolver a atenção e coordenação de movimentos corporais;
lTrabalhar a lateralidade;
MÉTODO
Global
RECURSOS
lMateriais como: vendas, bola especial, rádio, caixa com objetos.
ATIVIDADES
lParte Inicial: 10 minutos
lRodinha social: Na rodinha social iremos falar das atividades que serão trabalhadas neste dia.
lAtividade de Aquecimento: pega-pega paralítico
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Iremos pedir um voluntário para ser o pegador e outro para ser o “anjo” e colocaremos vendas nestes dois alunos que representarão os deficientes visuais.
Quando um/a aluno/a for pego, terá que ficar paralisado de pernas abertas esperando que o “anjo” venha salvá-lo para que possa continuar na brincadeira, esse anjo terá que passar debaixo de suas pernas.
Depois iremos trocar o pegador e o anjo, para que quase todos possam participar da experiência de ser vendado.
•Parte principal: 25 minutos
•Brincadeiras: Girando os círculos com música e Brincando com bolas especiais
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE GIRANDO OS CÍRCULOS COM MÚSICA
Os alunos formam dois círculos, um dentro do outro. No círculo do meio alguns alunos/as estarão com os olhos vendados.
Ao início da música os círculos começam a girar em sentidos opostos um do outro, sendo que um vai para direita e o outro para esquerda.
Ao parar a música, os alunos param em frente a um colega e usando o tato deverão tentar adivinhar quem é, e falar o nome em voz alta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE BRINCANDO COM BOLA ESPECIAIS
Com uma bola adaptada para deficientes visuais, vamos fazer uma atividade onde dividiremos o grupo em duplas. Será feita uma goleira na sala de aula e um integrante de cada dupla será vendado e tentará fazer o gol somente com a ajuda do seu parceiro, que dará instruções de lateralidade.
•Parte final: 10 minutos
•Brincadeira: Caixa com objetos
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Alunos sentados em círculo, ao centro uma caixa com diversos objetos. O/a professor/a escolherá um aluno que será vendado e dirá para ir até a caixa e pegar um objeto, começa a manuseá-lo e deverá adivinhar do que se trata.
•Rodinha social: Na rodinha social iremos refletir sobre as atividades desenvolvidas em aula.
Prof. Herculano
Muito bem Profº Herculano, obrigado pelas dicas valiosas, atividades motoras são de grande ajuda para o desenvolvimento psico, motor e social do alunos com deficiência.
ExcluirEscolheria a deficiência auditiva, pois já trabalhei com alunos com essa deficiência, uma boa dica e você falar pausadamente, olhando fixamente para o discente para que ele possa fazer a leitura labial.
ResponderExcluirOla Professor, que pena que não se identificou.
ExcluirGostei de sua dica sobre falar pausadamente com o aluno com essa deficiência.
É de extrema importância falar pausadamente e quando estiver explicando não falar de costa com o aluno deficiente.
Edna Souza
ExcluirEu escolheria a deficiência auditiva. Além de textos curtos utilizaria recursos visuais para que o aluno entenda melhor o que estaria sendo explicado.
ResponderExcluirRecurso visual, para essa deficiência ajuda no desenvolvimento cognitivo e perceptivo.
ExcluirMuito bem Professora Rosineide.
Eu escolheria deficiência mental.produção de textos curtos que aprimorem a imaginação e a criatividade
ResponderExcluirAperfeiçoar a potencialidade de atenção e concentração.
Trabalhar expressões artísticas como pinturas, desenhos e modelagem, utilização de jogos envolvendo frases, palavras, descrição de figuras dentre outros.
Professor Luciano.
Legal sua sugestão Professor Luciano, desenvolver as habilidades artísticas chamam bastante atenção deles.
ResponderExcluirEu escolheria deficiência auditiva, já tive a oportunidade de trabalhar com uma aluna no ensino médio, por sinal ela conseguia ser a número um da sala. Dois fatores contribuíam bastante, ela só não ouvia e falava normalmente e ainda era capaz de fazer a leitura labial. Aprendi muito com ela, tinha que falar sempre voltado para os alunos, falar as palavras corretamente, sem "gírias", e falar pausadamente.
ResponderExcluirTemos um aluno do EJA com deficiência auditiva, o professor traduz em sinais a explicação oral, poderíamos utilizar mais recursos audiovisuais, mantendo a normalidade da aula para não tratar com diferença o aluno especial ou com alguma deficiência.
ResponderExcluirDEFICIÊNCIA AUDITIVA. Os alunos com surdez baseiam-se mais nas pistas visuais que nas auditivas. A utilização, em sala de aula, de recursos visuais facilitam a compreensão e a aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirAlém dos recursos visuais, também podem ser utilizados objetos concretos como fotos, gravuras e desenhos. Ainda podem ser utilizados línguas de sinais, mímicas e gestos que ajudem a dar sentido ao que está sendo estudado.