Gestão da sala de aula
O sucesso da aula depende da interação entre todos, além de sua capacidade de se antecipar e se preparar para imprevistos.
Como você se sente na hora em que abre a porta da sala e entra para dar sua aula? Confiante ou apreensivo? Quem leciona sabe que a tensão vem quando não se está bem preparado. O planejamento é um pré-requisito para o seu trabalho - não há dúvida. Mas, na hora de colocá-lo em prática, o que fazer se um aluno não entende o que você pediu? E se faltou tempo para terminar a tarefa? Pior: se as crianças começam a brigar? Nem os educadores experientes estão livres de momentos como esses. "Ter uma boa gestão da sala de aula ajuda a contornar problemas desse tipo. O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam", diz Rosaura Soligo, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, em Salvador.
No livro Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza (208 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 60 reais), Philippe Perrenoud diz que as particularidades da sala de aula fazem com que o professor enfrente uma série de impasses sobre como atuar e precise manter o equilíbrio entre fazer o planejado e não reprimir os alunos. "Esses dilemas não conseguem ser totalmente superados pela experiência nem pela formação. No entanto, a consciência de que eles ocorrem ajuda a conviver com a complexidade." O sucesso do ensino depende de vários fatores, como a interação entre as crianças e a relação delas com você e com o objeto de conhecimento. Para planejar levando em conta a personalidade e o nível de aprendizado de cada um, é preciso observar, fazer diagnósticos e analisar a produção deles com frequência.
Saiba mais: http://novaescola.org.br/formacao/gestao-sala-aula-voce-seguro-classe-713785.shtml
De uma forma descontraída, resolvi compartilhar o vídeo do Mr. Bean, onde ele se encontra em situação desafiadora para dar aula, veja ...
Para refletir e comentar:
- O Mr. Bean estava preparado para dar aula no começo do vídeo?
- Qual era seu desafio?
- Qual estratégia ele utilizou?
- O que podemos aprender com esse vídeo?
O personagem não era professor, fica difícil olhar por essa perspectiva, não é somente o despreparo do professor que ocasiona a indisciplina dos alunos. O desafio dele era conseguir controlar a sala de aula, para tal ele usou uma fórmula de química para fazer sorvete e tornar a aula diferente, mas antes disso os métodos utilizados para ganhar o respeito da turma e controlá-los são bem anti-pedagógicos, para citar um, trancar o aluno numa sala escura e depois amarrá-lo para forçar um pedido de desculpas não seria uma atitude bem vista pela direção da escola, muitas atitudes de professor para controlar a bagunça não é bem aceita no meio escolar, no caso do personagem, ele teve autonomia, tanto que o diretor foi atrás dele para que ele voltasse. Muitas escolas perdem ótimos professores por podar o mesmo, muitos desistem do magistério por não ter autonomia em sala de aula. Sinceramente não aprendi nada com o vídeo.
ResponderExcluirAo analisar o vídeo, estar evidente que personagem não é Professor, porém demonstrou que não precisa de muito segredo para ganhar a confiança dos alunos, a diversidade de estratégia faz diferença. Como se trate de um personagem cômico, ele acaba extrapolando quando prende uma criança no quarto escuro ( o que demonstra no sentido figurado, que muitas vezes o professor tem essa vontade ). O foco está em gestão de aula,o personagem principal é o aprendizado do aluno, relação aluno-professor e professor-aluno.
ExcluirComo disse a professora Maria, o personagem não é professor , e a indisciplina não tem haver só com professor despreparado .Como já foi falado em outros ATPCS , vem da falta de interesse do aluno, que está obrigado na escola.
ResponderExcluirSim, o personagem não é Professor, e mesmo assim, conseguiu ganhar a confiança da classe! E uma das estratégias foi trazer o aluno para aprender de forma prática! O que nos mostra como sugestão para as aulas.
ExcluirAcredito que ninguém sai de casa para comprar leite e se torna professor, o vídeo para descontrair até que é divertido não me acrescentou nada, a indisciplina faz parte de famílias e escolas sem regras e os alunos devem ser condicionados a cumpri-las.
ResponderExcluirA intenção em escolher esse vídeo, foi de trazer de forma descontraída, um olhar de gestão de aula. Realmente, não se sai de casa para fazer compras e virar Professor, o foco foi o aprendizado de uma sala, que foi possível através de um olhar diferenciado!
ExcluirAcredito que ninguém sai de casa para comprar leite e se torna professor, o vídeo para descontrair até que é divertido não me acrescentou nada, a indisciplina faz parte de famílias e escolas sem regras e os alunos devem ser condicionados a cumpri-las.
ResponderExcluir