As estruturas essenciais do processo educacional e a organização escolar vinculam-se em torno da importância da concepção do sujeito para resolver situações-problemas do cotidiano, que envolvem distintos graus de complexidade. São nessas situações que o aluno passará a exercitar habilidades e competências através dos conteúdos.
Hoje em dia nós não devemos apenas aprender o “Teorema de Pitágoras”, mas devemos sobretudo além de aprender, mobilizar esse conhecimento para resolver problemas de geometria. Atualmente a sabedoria de quem ensina é enfocada na elaboração de programas com observação das práticas sociais, identificando situações com as quais os seus alunos serão confrontados. Devemos saber desenvolver estratégias para resolver conflitos, saber cooperar, saber viver com normas , saber conviver a fim de interagir na diversidade cultural.
O conceito de competência está intimamente relacionado à idéia de laboralidade e aumenta a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos e das metodologias que propiciam a ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões.A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos.Ao educar para competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com conteúdos pertinentes à realidade do aluno.
Habilidade = capacidade técnica de realizar determinada tarefa, desenvolvida através da teoria e prática. Ex.: Dirigir automóvel: experiência e conhecimento.
Competência = aptidão para cumprir alguma tarefa ou função - Dirigir é a competência
Vamos exercitar.
Segue duas habilidades para serem desenvolvidas com os alunos, elabore uma atividade para cada habilidade.
Segue duas habilidades para serem desenvolvidas com os alunos, elabore uma atividade para cada habilidade.
- Inferir informação implícita em um texto ( conto, miniconto, crônica, trecho de romance, fábula, charge, história em quadrinho ou letra de música )
- Identificar o público-alvo de um texto (artigo de opinião, carta do leitor, trecho de romance, conto, poema, anúncio publicitário).
Até mais...
Decidi trabalhar as habilidades dos alunos através de vídeo,o documentário "a estória das coisas" contém uma serie de informações implícitas com o objetivo de conscientizar os alunos em relação ao consumismo, o documentário relata desde a extração de recursos minerais, o trabalho infantil com o objetivo de diminuir o custo na mão de obra, as propagandas que muitas vezes nos fazem consumir sem necessidade e o consumismo desenfreado como consequência a poluição do meio ambiente . Depois de assistirem o documentário os alunos terão que chegar a essas conclusões, com isso acredito que eles conseguirão inferir as informações implícitas e identificar o público alvo , é o que eu espero.
ResponderExcluirParabéns professora, estive observando sua prática.O documentário estava de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas.
ExcluirAula De Matemática
ResponderExcluirTom Jobim
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2012/08/Dia-Do-Publicit%C3%A1rio.jpg
ResponderExcluirMuito bem professora, através da música desenvolveu as habilidades necessárias em matemática.
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