Tema: Gestão de Aula
Motivando os alunos
Independente da área, disciplina ou região em que ensina ou estuda, qualquer aluno precisa de motivação para que seja bem-sucedido academicamente. Além dos fatores pessoais e profissionais, os estudantes também podem contar com o papel que o educador desempenha nas suas rotinas escolares para encontrar maior determinação e manter a disciplina.
Conheça 21 práticas simples como sugestão que farão a diferença na motivação de seus alunos.
1. Ofereça um sentimento de controle
A orientação de um professor é muito importante para que os objetivos de cada aula sejam cumpridos. Mesmo assim, os estudantes devem ter liberdade e algum controle da sua rotinapara que não se sintam obrigados ou prisioneiros. Tais restrições apenas afastam os alunos do prazer da aprendizagem e dos seus benefícios.
A orientação de um professor é muito importante para que os objetivos de cada aula sejam cumpridos. Mesmo assim, os estudantes devem ter liberdade e algum controle da sua rotinapara que não se sintam obrigados ou prisioneiros. Tais restrições apenas afastam os alunos do prazer da aprendizagem e dos seus benefícios.
2. Defina os objetivos
Não saber quais são os objetivos de determinada tarefa ou conteúdo ensinado é uma fonte de frustração para os estudantes. Informá-los sobre a utilidade das teorias e dos trabalhos que realizam irá ajudá-los a entender que as notas não são a única coisa importante nos estudos.
3. Liberte o ambiente de ameaças
Ninguém consegue realmente aprender se o que motiva é o medo. É claro que é necessário entender que cada ação é seguida da sua respetiva consequência, mas isso não significa que se deva procurar controlar os alunos através de ameaças.
4. Mudar o cenário
A sala de aula é um bom ambiente para o ensino e a aprendizagem, mas a educação não deve ficar presa apenas aos muros das instituições. Passeios educativos ou até mesmo a troca de salas podem ajudar os estudantes sentirem-se mais focados.
Atividade ministrada pela Prof. de Geografia Maria Eunice com os alunos do 6º anos |
5. Ofereça experiências variadas
Não há apenas uma maneira de aprender, seja qual for a matéria. Os alunos irão interessar-se por determinado conteúdo na medida em que forem estimulados por ele. Na busca pela melhor metodologia para cada estudante, procure oferecer diferentes experiências educacionais.
6. Competitividade positiva e equilibrada
A competição equilibrada e positiva em sala de aula não deve ser uma constante, mas o seu emprego casual também é uma alternativa para a motivação dos estudantes.
A competição equilibrada e positiva em sala de aula não deve ser uma constante, mas o seu emprego casual também é uma alternativa para a motivação dos estudantes.
7. Ofereça recompensas
Todos gostam de presentes. Oferecer aos alunos algo que seja de seu interesse irá ajudá-los a serem mais esforçados e a encontrarem motivação para se concentrarem nos estudos com diligência.
8. Fazer com que se sintam responsáveis
Muito do desinteresse dos estudantes pode estar relacionado com a falta de responsabilidade que estes sentem em relação aos seus estudos e ao futuro profissional que terão para si de acordo com os esforços académicos.
9. Permita que trabalhem junto
O trabalho em equipa traz maior movimento, interação e dinâmica entre os estudantes.
10. Reconheça os méritos
De nada adianta os alunos se esforçarem se a dedicação não for reconhecida pelos professores. A frustração e a falta de incentivo rapidamente tomarão controle daquilo que conquistaram até o momento.
Autor: Universia Portugal
Analisando as sugestões acima, desenvolva em suas aulas algumas delas e comente o resultado no blog.
MOTIVAR ALUNOS NA SALA DE AULA NÃO É TAREFA FÁCIL, ATÉ POR QUE MUITAS VEZES ESSES ALUNOS VEM DE CASA SEM NENHUMA PERSPECTIVA DE FUTURO,NÃO CONSEGUEM VER NOS ESTUDOS A MANEIRA DE MUDAR SUA REALIDADE DE VIDA , A ESCOLA ACABA SE TORNANDO UMA FUGA PARA SUA REALIDADE SOFRIDA, DE TODOS AS MOTIVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PERCEBO QUE O CARINHO E A PACIÊNCIA É A MAIOR MOTIVAÇÃO, PENA QUE MUITAS VEZES COMO SERES HUMANOS TAMBÉM SOMOS FALHOS E MUITAS VEZES NÃO DISPOMOS DESSA PACIÊNCIA OU A PERDEMOS MUITO FÁCIL . CONFESSO QUE JÁ USEI A IDEIA DA PREMIAÇÃO COM CHOCOLATE,FUNCIONA SÓ QUE AJA CHOCOLATE PARA MANTÊ-LOS MOTIVADOS.
ResponderExcluirOlá Prof. Eunice, parabéns pela sua iniciativa em diversificar suas estratégias,pois as fotos acima são registros de boas práticas em sua aula; percebo que você deu continuidade com a estratégia do chocolate! As aulas diferenciadas torna-se um aprendizado produtivo. "Pensada para o contexto escolar, a teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária".
ResponderExcluir