domingo, 4 de setembro de 2016

Setembro ATPC 1

Tema: Gestão de Aula 

                                                    Motivando os alunos


Resultado de imagem para mensagens de motivando os alunos


                     Independente da área, disciplina ou região em que ensina ou estuda, qualquer aluno precisa de motivação para que seja bem-sucedido academicamente. Além dos fatores pessoais e profissionais, os estudantes também podem contar com o papel que o educador desempenha nas suas rotinas escolares para encontrar maior determinação e manter a disciplina.
                    Conheça 21 práticas simples como sugestão que farão a diferença na motivação de seus alunos.
1. Ofereça um sentimento de controle
A orientação de um professor é muito importante para que os objetivos de cada aula sejam cumpridos. Mesmo assim, os estudantes devem ter liberdade e algum controle da sua rotinapara que não se sintam obrigados ou prisioneiros. Tais restrições apenas afastam os alunos do prazer da aprendizagem e dos seus benefícios.
 2. Defina os objetivos
Não saber quais são os objetivos de determinada tarefa ou conteúdo ensinado é uma fonte de frustração para os estudantes. Informá-los sobre a utilidade das teorias e dos trabalhos que realizam irá ajudá-los a entender que as notas não são a única coisa importante nos estudos.
 3. Liberte o ambiente de ameaças
Ninguém consegue realmente aprender se o que motiva é o medo. É claro que é necessário entender que cada ação é seguida da sua respetiva consequência, mas isso não significa que se deva procurar controlar os alunos através de ameaças.
 4. Mudar o cenário
sala de aula é um bom ambiente para o ensino e a aprendizagem, mas a educação não deve ficar presa apenas aos muros das instituições. Passeios educativos ou até mesmo a troca de salas podem ajudar os estudantes sentirem-se mais focados.

Atividade ministrada pela Prof. de Geografia Maria Eunice com os alunos do 6º anos
   5. Ofereça experiências variadas
Não há apenas uma maneira de aprender, seja qual for a matéria. Os alunos irão interessar-se por determinado conteúdo na medida em que forem estimulados por ele. Na busca pela melhor metodologia para cada estudante, procure oferecer diferentes experiências educacionais.

6. Competitividade positiva e equilibrada
A competição equilibrada e positiva em sala de aula não deve ser uma constante, mas o seu emprego casual também é uma alternativa para a motivação dos estudantes.
 7. Ofereça recompensas
Todos gostam de presentes. Oferecer aos alunos algo que seja de seu interesse irá ajudá-los a serem mais esforçados e a encontrarem motivação para se concentrarem nos estudos com diligência.
 8. Fazer com que se sintam responsáveis
Muito do desinteresse dos estudantes pode estar relacionado com a falta de responsabilidade que estes sentem em relação aos seus estudos e ao futuro profissional que terão para si de acordo com os esforços académicos.
 9. Permita que trabalhem junto
trabalho em equipa traz maior movimento, interação e dinâmica entre os estudantes.
 10. Reconheça os méritos
De nada adianta os alunos se esforçarem se a dedicação não for reconhecida pelos professores. A frustração e a falta de incentivo rapidamente tomarão controle daquilo que conquistaram até o momento.


 Analisando as sugestões acima, desenvolva em suas aulas algumas delas e comente o resultado no blog.


2 comentários:

  1. MOTIVAR ALUNOS NA SALA DE AULA NÃO É TAREFA FÁCIL, ATÉ POR QUE MUITAS VEZES ESSES ALUNOS VEM DE CASA SEM NENHUMA PERSPECTIVA DE FUTURO,NÃO CONSEGUEM VER NOS ESTUDOS A MANEIRA DE MUDAR SUA REALIDADE DE VIDA , A ESCOLA ACABA SE TORNANDO UMA FUGA PARA SUA REALIDADE SOFRIDA, DE TODOS AS MOTIVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PERCEBO QUE O CARINHO E A PACIÊNCIA É A MAIOR MOTIVAÇÃO, PENA QUE MUITAS VEZES COMO SERES HUMANOS TAMBÉM SOMOS FALHOS E MUITAS VEZES NÃO DISPOMOS DESSA PACIÊNCIA OU A PERDEMOS MUITO FÁCIL . CONFESSO QUE JÁ USEI A IDEIA DA PREMIAÇÃO COM CHOCOLATE,FUNCIONA SÓ QUE AJA CHOCOLATE PARA MANTÊ-LOS MOTIVADOS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Eunice, parabéns pela sua iniciativa em diversificar suas estratégias,pois as fotos acima são registros de boas práticas em sua aula; percebo que você deu continuidade com a estratégia do chocolate! As aulas diferenciadas torna-se um aprendizado produtivo. "Pensada para o contexto escolar, a teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária".

    ResponderExcluir