O assunto de hoje é alunos com dificuldades de aprendizagem, encontrei um site que vem abordando esse tema.
http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/ALUNOS_COM_DIFICULDADE_DE_APRENDIZAGEM
Atividade:
- Leitura do texto: Alunos com dificuldade de aprendizagem;
- Após analisar o texto, escreva o que você entende por aluno com dificuldade de aprendizagem;
- Cite trecho do Texto para justificar sua resposta;
- Aos Professores que dão aula no 8º ano C ( aluno :Felipe Daniel Gomes dos Santos ), peço que façam um Relatório Pedagógico e me encaminhem ao e-mail: lucimererodriguesdias1@gmail.com.
Obs.: Aguardo postagem até sexta-feira as 14h.
Beijos
Concordo com o autor em partes, e a primeira e única parte que concordo é quando diz que a escola muitas vezes se isenta da culpa e responsabilidade para com os alunos que têm dificuldade, porém é uma via de mão dupla; pois os professores devem seguir o currículo e é cobrado por isso, é quase impossível a um professor usar um método personalizado de ensino a alunos com dificuldades, pois ele atende a pelo menos 30 alunos ao mesmo tempo, às vezes 40 alunos, então pergunto: como individualizar o ensino e atender a alunos com dificuldades? Difícil, para que a escola mude é necessária autonomia pedagógica para a escola e para o professor, e este necessita de material pedagógico diversificado (atualmente nem cópias os professores não podem tirar), flexibilidade do currículo e atividades de reforço para alunos que têm dificuldade, pois é fácil colocar a culpa na escola, isentando os pais de parte da culpa do processo de ensino-aprendizagem. Também há um modismo escolar que a criança que não aprende é porque tem problema, não às vezes é falta de estudo em casa, compromisso, nem sempre é o método que não funciona, afinal o aluno tem vários professores ao longo da sua vida escolar, e não conseguir aprender com nenhum é complicado.
ResponderExcluirAluno com dificuldade é aquele que muitas vezes não conseguem atingir o objetivo da matéria ensinada, quando ele não consegue atingir esses objetivos, algo está errado.
Olá Profª, de acordo com sua definição ... o aluno com dificuldade é aquele que muitas vezes não consegue atingir o objetivo...
ExcluirQual o procedimento do Profº ao detectar que o aluno não atingiu o objetivo?
Janete Ap. Santos Corrêa
ResponderExcluirEmbora pareça estranho temos diversas formas de aprendizagens, quando notamos que o aluno tem dificuldades com a escrita, devemos trazê-lo para nós, e conversamos com ele, mostrando-lhe a importância de sua aprendizagem. Exemplo, se atuamos na disciplina de História e o assunto é feudalismo, pedimos que esse aluno tente desenhar, os castelos, as torres, os caveleiros, e comparamos com situações atuais.
Segundo Fisher, o maior desafio esta em diagnosticar se o problema da criança é orgânico, psicológico ou social, para isto temos o desafio de dar uma atenção maior.
Olá Profª, interessante sua proposta em diversificar a estratégia de aula.
Excluir"Interessante observar também que a dificuldade de aprendizagem gera estranhamento em todas as esferas envolvidas. Primeiramente, na família que antes do ingresso da criança no sistema educacional formal não havia detectado nenhum tipo de “anormalidade” no comportamento dessas crianças. Depois, a escola que não entende por que determinadas crianças não aprendem. E por fim, mas não menos importante, as próprias crianças que não entendem o ambiente escolar e suas atividades e que acabam por incorporar o rótulo de dificuldade de aprendizagem."
ResponderExcluir"As dificuldades de aprendizagem são um indicador de que algo não está bem. É uma forma de pedir ajuda e sinalizar que novas providências precisam ser tomadas. E dessa forma é que precisam ser vistas e não como um impedimento à aprendizagem. Precisamos investir no potencial que o aluno possui e na sua capacidade, avaliando seus progressos em relação a ele próprio. Somente assim, teremos a real possibilidade do sujeito aprender, apesar das dificuldades."
O aluno com dificuldades de aprendizagem deve ser observado, mas também todo o seu contexto social, nem sempre o problema esta no aluno as vezes a falta de apoio da família faz com que ele não consiga desenvolver como é esperado de um aluno da sua idade, não dá para colocar nas costa do professor toda a responsabilidade, e também não podemos generalizar a dificuldade do aluno as vezes ele apresenta dificuldade em uma matéria mas em outra ele desenvolve bem.
Olá Profª Lanna, concordo com seu relato afirmando que o aluno com dificuldade de aprendizagem deve ser observado em seu contexto social, principalmente familiar.
ExcluirO objetivo de analisar o artigo, não visa colocar responsabilidade no Profº, e sim refletir os objetos não alcançado do aluno, abordando as dificuldades em que o aluno possa estar vivenciando.
"Segundo Davis, se o professor e seus alunos conseguirem estabelecer em sala de aula, uma atmosfera de respeito mutuo, bases de desacordos compreendidos, onde “errar” não significa falta de conhecimento, mas sim sinal que uma estrutura está em construção, pode se dizer que a interação social do grupo é constitutiva de um novo saber".
ResponderExcluirDifícil é estabelecer a tal atmosfera de respeito citada pelo autor, não só entre professores e alunos, mas em toda a comunidade escolar, claro que a falta de respeito é um fator determinante para dificultar a aprendizagem , principalmente quando o aluno não compreende o verdadeiro objetivo da escola,e o valor determinante que a aprendizagem escolar terá em seu futuro. Quanto as diversas formas de aprendizagem acredito que sejam validas, deste que realmente tenha algum significado. o que eu não admito trocar são conhecimentos concretos por teorias abstratas que iram comprometer irreversivelmente o futuro desses alunos.
Olá Profº Eunice,sei que a maioria das dificuldades em sala de aula é a indisciplina... De acordo com Segundo Fischer, muitos desses professores desconhecem que essas crianças podem estar apresentando algum problema de aprendizagem de ordem orgânica, psicológica, social ou outra. O artigo vem abordar dificuldade de aprendizagem que os alunos encontram. Sobre a falta de indisciplina, entendo que envolve falta de respeito com o próximo, e os alunos devem respeitar as normas escolares. Em todos os aspectos, precisamos da família presente!!
ExcluirNa área de matemática percebo que os alunos tem muitas dificuldades, mas percebo também quando pergunto se entendeu a explicação muitos tem vergonha de se pronunciar, por causa que vai ser motivo de risos entre seus colegas, mas mesmo assim me aproximo e vou tirar suas dúvidas.
ResponderExcluirAcompanhar o processo de aprendizagem é fundamental para detectar as dificuldades de aprendizagem do aluno.
Excluir"Não é raro encontrar professores que rotulam alguns alunos como preguiçosos e desinteressados, e atribui a esses alunos certos adjetivos por falta de conhecimento sobre o assunto em questão. Segundo Fischer, muitos desses professores desconhecem que essas crianças podem estar apresentando algum problema de aprendizagem de ordem orgânica, psicológica, social ou outra".
ResponderExcluirQuando penso em alguns alunos com dificuldade de aprendizagem me identifico com este discurso, porque na verdade eu me sinto impotente com a situação.
"O professor enfatiza muito a importância do conhecimento do conteúdo da disciplina a ser lecionada por ele, esquecendo de que é professor. Os alunos estão em sala de aula para aprender, mas a forma como a matéria é ensinada deve ser tão importante quanto à própria matéria. Talvez a maior dificuldade no relacionamento entre educadores e crianças com problemas de aprendizagem, seja por falta de uma visão global do ser humano, pois a tendência atual é analisar a criança parte por parte".
O professor tem que valorizar os diversos contextos do aprendizado, e não apenas o conteúdo. O que é necessariamente certo ou errado. como todas as pessoas são diferentes, precisamos aprender a "ver" o aluno, mesmo em salas indisciplinadas e cheias.
"A psicopedagogia tenta entender como esses fatores (sócio-econômicos, escola, e professores) são assimilados pela criança gerando determinadas condições internas que irão favorecer ou prejudicar a aprendizagem".
Atualmente todos os professores deveriam ter obrigatoriamente esta formação para entrar numa sala de aula.
Os alunos com dificuldades de aprendizagem estão seguindo em frente, mesmo com as suas e as nossas deficiências. Com ou sem problemas familiares, sociais ou econômicos estes alunos nos faz pensar na educação de forma pessoal e diferenciada para de forma dinâmica sempre repensarmos a nossa aula.
Olá Profª Regina, importante sua afirmação em que os Professores deveriam ter Formação sobre Dificuldade de aprendizado escolar! Temos que estar sempre estudando... se informando...
ResponderExcluirBoa Tarde.
ResponderExcluirUm texto para se refletir não só uma vez, mas algumas. As dificuldades de aprendizagens, na sua maioria da vezes," sempre estiveram relacionadas em explicações discriminatórias e preconceituosas que acabam por estigmatizar os alunos que a possuem". Essa situação tem como problema de ordem orgânica, psicológica, emocional e social.
Um dos pontos agravante é a falta da participação da Família. A Família é a base de tudo, principalmente na vida dos adolescentes, que precisam, nessa fase de transição: apoio, esclarecimento( atenção), carinho , e limites. Mas infelizmente não os tem, encontram famílias desestruturadas , ou sem tempo, porque precisam trabalhar. Com isso os responsáveis deixam de cumprir com seu importante papel que é estar presente na vida escolar do seu filho, e acaba transferindo essa obrigação na escola. Sobrecarregando o educador, que não consegue e nem tem condições de solucionar os problemas encontrados. Uma das condições encontrada é o nosso sistema de ensino, que não nos fornece profissionais capacitados para o acompanhamento das dificuldades de aprendizagem que encontramos. Uma das soluções , que utilizamos é o encaminhamento do aluno com essa dificuldade para tratamentos psicológicos.
Segundo o relato da conclusão: "O segundo ponto a salientar é a medicalização dos problemas escolares. A escola diante de um aluno com dificuldade de aprendizagem rapidamente o encaminha para o sistema de saúde onde deverá ser dado o diagnóstico. Em nenhuma das entrevistas é relatada a possibilidade de tentar submetê-lo a um método de aprendizado diferenciado antes de encaminhá-lo a especialistas da área da saúde para o diagnóstico".
Como profissionais não somos capacitados para dar esse apoio diferenciado, podemos trabalhar paralelamente com esses alunos, mas não temos materiais didáticos adequados.
E em uma sala de aula com 35 á 40 alunos a qualidade do ensino fica á desejar, não tendo á possibilidade de centralizar apenas em um , dois ou tres alunos com uma metodologia diferenciado, muito difícil.
Que bom ler em seu relato que podemos trabalhar paralelamente com os alunos que apresentam dificuldades, sei que posso contar com um olhar atento para esses alunos.
ResponderExcluir