segunda-feira, 28 de março de 2016

ATPC - 05

Olá pessoal,

                 A semana passada, analisamos um artigo sobre Dificuldades de Aprendizagens dos alunos. O tema tem sido rico em aprendizagem para nós como educadores. Esse mês estaremos analisando com cuidado alguns aspectos que levam os alunos apresentar dificuldades, resultando no baixo rendimento escolar. Espero que juntos possamos refletir, pesquisar, interagir, trocar experiências e adquirir conhecimentos ...

Tema: Dificuldade e aprendizagem requer avaliação especializada

 Site: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/dificuldade-de-aprendizagem-requer-avaliacao-especializada

                                            Atividades:
  • Responder as questões  abaixo de acordo com o texto e comente sua opinião.

  1. Quais as principais manifestações dos problemas de aprendizagem?
  2. É possível que alunos que enfrentam problemas familiares apresentem dificuldades para aprender?
  3. As escolas estão preparadas para ajudar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e, assim, evitar o fracasso escolar? O que pode ser feito?
Mãos a obra pessoal!!
 Aguardo retorno até Sexta-feira ( 01/04 ) às 14 horas.



15 comentários:

  1. 1. Quais as principais manifestações dos problemas de aprendizagem?
    Comprometimento na interpretação de texto, disgrafia (deficiência na habilidade de escrever, em termos de caligrafia e também de coerência), dislexia, discalculia (dificuldade no aprendizado dos números), dispersão em sala de aula e nos momentos de realizar atividades e avaliações escolares. A autora deixa claro a diferença entre problemas na aprendizagem e dificuldade, problemas na aprendizagem são os expostos acima, dificuldade no entanto é quando o aluno não está conseguindo assimilar direito algum conteúdo que está sendo ensinado, e que pode ser resolvido com a mudança de abordagem do conteúdo ou atividades complementares. Os problemas de aprendizagem necessita de ajuda especializada fora da escola e comprometimento familiar do estudante juntamente com a mudança de estratégia de ensino feita pelo professor em sala de aula.

    É possível que alunos que enfrentam problemas familiares apresentem dificuldades para aprender?
    Sim, mas não é uma regra geral. A dificuldade consiste em um momento difícil que o estudante possa estar atravessando num dado momento, mas não é algo que necessite de ajuda especializada ou medicação.

    1. As escolas estão preparadas para ajudar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e, assim, evitar o fracasso escolar? O que pode ser feito?
    As escolas não estão preparadas, falta profissionais especializados para atender aos estudantes que apresentam problemas e dificuldades de aprendizagem; faltam espaços alternativos como bibliotecas que tenha bibliotecário, salas de recursos com profissional especializado para atender os alunos no contra turno com atividades diferenciadas, falta professor de educação especial na sala de aula para auxiliar estudantes que tem problemas de aprendizagem, falta salas de leitura para o trabalho com projetos de leitura, falta sala de informática com profissional especializado, falta laboratório de ciências. Enquanto a escola não disponibilizar espaços de aprendizagem e atividades culturais aos estudantes dificilmente o fracasso escolar será superado.

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    1. Olá Maria, que tipo de estratégia o Professor deverá realizar quando o alunos tem dificuldade de aprendizagem?

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  2. 1 Quais as principais manifestações dos problemas de aprendizagem?

    "Comprometimento na interpretação de texto, disgrafia (deficiência na habilidade de escrever, em termos de caligrafia e também de coerência), dislexia, discalculia (dificuldade no aprendizado dos números), dispersão em sala de aula e nos momentos de realizar atividades e avaliações escolares. Modalidades de aprendizagem que não favorecem a assimilação e a acomodação dos conhecimentos de modo satisfatório, entre outros."

    2 É possível que alunos que enfrentam problemas familiares apresentem dificuldades para aprender?

    "Não necessariamente. Muitos de nós conhecemos crianças e adolescentes filhos de lares muito complicados e problemáticos que aprendem bem e são alunos de destaque. Conflitos familiares vão gerar problemas de aprendizagem quando a inteligência – aqui entendida como a capacidade de elaborar situações por meio da lógica, do pensamento, da cognição –, encontra-se aprisionada pela dimensão afetiva."

    Em minha opinião problemas familiares afetam sim os alunos gerando dificuldade de aprendizagem pois o apoio da família é fundamental para o desenvolvimento da criança.

    3 As escolas estão preparadas para ajudar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e, assim, evitar o fracasso escolar? O que pode ser feito?

    "No Distrito Federal, por exemplo, cursos variados estão disponíveis na rede pública de ensino. São também programados momentos semanais de formação continuada nas escolas em que os professores atuam."

    Não acredito que as escolas estejam preparadas para lidar com estes alunos, até por que eles vão passando compulsoriamente com de um ano para outro aumentando assim a distancia entre o nível dos colegas de classe dificultando assim o trabalho da escola e dos professores que tem que lidar com aluno que já acompanham o conteúdo e alunos que nem ao menos sabem ler.

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  3. Olá Profª Lanna, o que deve ser feito pelo Professor diante dessa situação? Sabendo dessa realidade, como o Professor deve intervir, qual plano de ação?

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    1. Quando nos deparamos com alunos com problemas de aprendizagem devemos ter um olhar diferenciado para o aluno. Levando para a realidade especifica da minha disciplina a maioria dos problemas de aprendizagem aparecem na parte teórica e são superadas na pratica. O aluno com dificuldade precisa de atenção especifica e atividades diferenciadas, que o ajudem a superar suas dificuldades.

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    2. Muito bem, o aluno precisa de atenção!

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  4. Hoje foi um dia de aula com poucos alunos, me deparei com algumas situações tristes, um certo aluno falou que ia ficar na escola para ajudar a limpar, e eu falei , você não vai para casa almoçar? não professora não tem ninguem em casa vou comprar qualquer coisa para eu comer junto com a minha irmã. O outro aluno que também ia ficar eu perguntei a ele se ele iria para casa almoçar? e ele me respondeu a minha mãe falou que hoje iriamos comer bolacha , então vou ficar aqui mesmo. E são alunos ótimos, sem problemas de aprendizagem . Imagine os que tem , o que deve passar.

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    1. Sei que essa experiência fez com que a Senhora refletisse na realidade deles. E quando se fala de alunos com dificuldades de aprendizagem que olhar o professor deverá ter, como o professor pode ajudar o aluno?

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  5. 1- Quais as principais manifestações dos problemas de aprendizagem?

    Comprometimento na interpretação de texto, disgrafia (deficiência na habilidade de escrever, em termos de caligrafia e também de coerência), dislexia, discalculia (dificuldade no aprendizado dos números), dispersão em sala de aula e nos momentos de realizar atividades e avaliações escolares. Modalidades de aprendizagem que não favorecem a assimilação e a acomodação dos conhecimentos de modo satisfatório, entre outros sinais, podem ser manifestações de problemas de aprendizagem. Entretanto, é preciso diferenciar problemas de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem. Qualquer estudante pode atravessar, em algum momento da vida escolar, alguma dificuldade no aprender.

    2- É possível que alunos que enfrentam problemas familiares apresentem dificuldades para aprender?
    Não necessariamente. Muitos de nós conhecemos crianças e adolescentes filhos de lares muito complicados e problemáticos que aprendem bem e são alunos de destaque.

    3-As escolas estão preparadas para ajudar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e, assim, evitar o fracasso escolar? O que pode ser feito?
    – No Distrito Federal, por exemplo, cursos variados estão disponíveis na rede pública de ensino. São também programados momentos semanais de formação continuada nas escolas em que os professores atuam. Eles lecionam em um turno e no outro realizam diferentes atividades. Entre elas, as mencionadas. Exemplo que deveria ser seguido por todas as unidades da Federação. Entretanto, na formação continuada deveriam ser incluídos espaços objetivos e subjetivos que permitam trabalhar questões psicopedagógicas essenciais para a qualificação do fazer pedagógico. O caráter subjetivo da aprendizagem, muitas vezes esquecido, é tão importante quanto a didática, os métodos, as técnicas.

    Hoje em dia tudo é justificado através das situações familiares vivenciada pelos alunos, e começou-se a incumbir aos professores todos os tipos de dificuldade de aprendizagem dos alunos, pego o exemplo citado pela professora Lidia mencionado nesse blog, penso eu que o aluno a qual ela se refere é o Carlos 8°B , diante de todas as dificuldades o aluno as transforma em determinação, olha que são muitas, o que nós deveríamos aprender, é diferenciar problemas de aprendizagem com falta de interesse e a verdade é que a maioria de nós docentes não temos formação especifica para realizar um diagnóstico . No meu ver as escolas deveriam oferecer tal profissional especializado, dessa maneira os professores em parceria com tal profissional, elaborariam uma estrategia de aprendizagem realmente eficaz. não essa que está em vigência hoje em dia :
    - O aluno com deficit de aprendizagem se o mesmo for presente não pode ser retido , sabe como eu chamo isso conveniência , Conveniência para o governo, conveniência para as famílias e porque não para nós professores, porque esse aluno vai passar de 12 a 15 anos na escola e quando o mesmo tiver que enfrentar o mercado de trabalho, se observa-rá que a escola não contribuiu com quase nada ou então com muito pouco para que ele enfrente o mundo cada vez mais competitivo.
    obs- Desculpa não sei se respondi sua pergunta ?

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  6. Respondeu sim e entendo seu desabafo referente ao sistema de ensino. De acordo com seu comentário ...o que nós deveríamos aprender, é diferenciar problemas de aprendizagem com falta de interesse...
    O que o Professor dever fazer sobre a falta de interesse do aluno? Sobre profissional especializado em dificuldades de aprendizagem, o que podemos fazer se as escolas não tem? Sabendo pelas poucas experiências, muitas vezes suspeitamos que o aluno tem deficit de aprendizagem, o que o Professor deve fazer? Muitas vezes é comunicado aos pais sobre em procurar um especialista... o tempo passa e os responsáveis nada fazem... e o alunos continua conosco...
    Podemos convidar especialista para dar palestra na escola para Formação Continuada do Professor, se você conhece alguém me avise, pois irá nos ajudar.

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  7. 1-Fatores externos dificultam a aprendizagem, ex: família, disfunção neurológica química, imaturidade, a baixa visão do aluno também, a linguagem a coordenação motora.

    2- Sim, as dificuldades geradas a partir de conflitos familiares e até as dificuldades financeiras pode deixar sem condições de animo, para estudar.

    3- Até certo ponto acredito que sim embora temos diversidades, podemos tentar fazer dela a melhor existe alunos que precisam de um pouco mais de conversa e atenção.

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    1. Devemos estar atentos na dificuldade em que o aluno se encontra, e ajuda-lo com atividades diferenciadas. O diálogo com o aluno é fundamental para tentar entende-lo.

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  8. Olá!
    1)Concordo com nossa colega Janete dos fatores externos. E tambem as palavras do educadores: WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro da : "De acordo com Weiss e Cruz (apud GLAT, 2007, p.67), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psico-afetiva e psico-cognitiva, nas interações com o meio social no qua lele está inserido".
    Sabemos que o número de crianças com dificuldades de aprendizagem é cada vez maior, portanto são necessárias medidas pedagógicas adequadas para atendê-las. O que leva muitos deles a perderem o interesse pela escola, criando um clima de insegurança e a perda da autoestima.
    2)Claro que sim, " Porém, Roudinesco , afirma que a família humana é uma instituição insubstituível para a constituição de sujeitos em desenvolvimento".
    É de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem a estrutura familiar. Em muitos casos as dificuldades no aprendizado têm causas ligadas a fatores diversos, a forma como as crianças são afetadas por esses fatores é determinada pelo ambiente em que vivem. Acredita-se, que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à carência cultural.
    "Segundo Valla (1994), o enraizamento cultural é um fator determinante no processo de aprendizagem, problemas como a desnutrição e a pobreza, são fatores que contribuem para o fracasso escolar"
    3) Infelizmente nossas escolas não estão preparadas para ajudar as crianças com dificuldades. Precisamos ter o apoio de profissionais adequados como: Neurologista, psicólogos, psicopedagogo e fonoaudialogo para um diagnostico adequado. E temos que sempre lembrar que: crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma dificuldade para aprender.

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  9. Olá!
    1)Concordo com nossa colega Janete dos fatores externos. E tambem as palavras do educadores: WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro da : "De acordo com Weiss e Cruz (apud GLAT, 2007, p.67), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psico-afetiva e psico-cognitiva, nas interações com o meio social no qua lele está inserido".
    Sabemos que o número de crianças com dificuldades de aprendizagem é cada vez maior, portanto são necessárias medidas pedagógicas adequadas para atendê-las. O que leva muitos deles a perderem o interesse pela escola, criando um clima de insegurança e a perda da autoestima.
    2)Claro que sim, " Porém, Roudinesco , afirma que a família humana é uma instituição insubstituível para a constituição de sujeitos em desenvolvimento".
    É de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem a estrutura familiar. Em muitos casos as dificuldades no aprendizado têm causas ligadas a fatores diversos, a forma como as crianças são afetadas por esses fatores é determinada pelo ambiente em que vivem. Acredita-se, que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à carência cultural.
    "Segundo Valla (1994), o enraizamento cultural é um fator determinante no processo de aprendizagem, problemas como a desnutrição e a pobreza, são fatores que contribuem para o fracasso escolar"
    3) Infelizmente nossas escolas não estão preparadas para ajudar as crianças com dificuldades. Precisamos ter o apoio de profissionais adequados como: Neurologista, psicólogos, psicopedagogo e fonoaudialogo para um diagnostico adequado. E temos que sempre lembrar que: crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma dificuldade para aprender.

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    1. Muitas vezes o aluno tem dificuldade em assimilar o conteúdo por não ter entendido. Devemos ter um olhar atento nas dificuldades do aluno.

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