segunda-feira, 14 de março de 2016

ATPC 3

Olá pessoal,

A atividade dessa semana:

  • Análise do artigo: Conflitos em sala de aula
  • No artigo, o autor utiliza a política contra fofoca, qual sua opinião sobre esse plano de ação  e qual seria sua sugestão em sua aula. 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19936/conflitos-em-sala-de-aula

Aguardo postagem até Sexta-feira ( 18/03 as 14h )
 
                                            

12 comentários:

  1. Então, o artigo aponta problemas mas não dá muitas sugestões de como solucioná-los, o autor se mostra vago, e coloca como única solução a conversa com os alunos como único caminho para a resolução de conflitos, sem levar em consideração causas externas da indisciplina e conflitos gerados em sala de aula. Basicamente o texto não nos acrescenta muita coisa para a nossa prática, talvez se ele especificasse o tipo de conflito, apontasse possíveis causas e aí sim sugestões concretas de como lidar, aí sim seria algo agregador.

    ResponderExcluir
  2. O artigo em minha opinião não trabalha os conflitos, ele simplesmente fala sobre a fofoca. Como o próprio artigo aponta é comum entre os alunos um falar sobre a atitude do outro, principalmente entre os pequenos do ciclo 1, mas o professor não deve estimular este comportamento, costumo falar com meus alunos que cada um deve cuidar do seu próprio comportamento, pois se cada um fizer a sua parte a classe se mentem em ordem. Não vi novidade nenhuma na fala do autor do artigo.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a maioria dos docentes já trabalhem os conflitos em sala de aula ate porque conflito e uma pratica constante no dia a dia dos que vivem em sociedade, saber intermediar o conflito em sala de aula de maneira construtiva é que é a questão, e quanto a essa intermediação o autor não oferece nenhum solução.Muitas vezes o conflito está relacionado a fatores sociais, como parte integrante de uma família desestruturado que ou se recusa ou não tem tempo de cuidar da vida educacional de seus filhos. Interessante que no decorrer dessa semana,conversei muito com os meus alunos, e usei os seguintes temas : a autoestima e o poder das palavras bem ou mau proferidas e o poder que as mesmas possuem no psicológico de cada individuo, de maneira construtiva e ou destrutiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que esse ano eles estão muito agressivos um com o outro, até entre amigos, estão mais grosseiros.

      Excluir
  4. É verdade, tenho também conversado muito com nossos alunos sobre a agressividade uns com os outros, que isso pode levar as consequências mais graves, mais infelizmente não levam nada a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª Lídia, que propostas você poderia estar desenvolvendo com eles para que possa minimizar as agressividade deles? Muitas vezes a prática de ações tem mais efeito do que o diálogo.
      Sugestão: Trabalhar jogos cooperativos, existem jogos que você possa adaptar em suas aulas de matemática.

      Excluir
  5. Em sala de aula, os conflitos são inerentes à própria natureza das atividades , compartilhamos um espaço com uma diversidade de culturas diferentes. Originam-se na diversidade de pontos de vista entre pessoas que estão em um espaço onde a vivência é diária. Nos, como profissionais temos que intervir inumeras vezes, para que esse conflitos não gere agressões verbais e físicas. O professor deve aproveitar o momento para trabalhar a percepção de direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  6. Em sala de aula, os conflitos são inerentes à própria natureza das atividades , compartilhamos um espaço com uma diversidade de culturas diferentes. Originam-se na diversidade de pontos de vista entre pessoas que estão em um espaço onde a vivência é diária. Nos, como profissionais temos que intervir inumeras vezes, para que esse conflitos não gere agressões verbais e físicas. O professor deve aproveitar o momento para trabalhar a percepção de direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  7. Em sala de aula, os conflitos são inerentes à própria natureza das atividades , compartilhamos um espaço com uma diversidade de culturas diferentes. Originam-se na diversidade de pontos de vista entre pessoas que estão em um espaço onde a vivência é diária. Nos, como profissionais temos que intervir inumeras vezes, para que esse conflitos não gere agressões verbais e físicas. O professor deve aproveitar o momento para trabalhar a percepção de direitos e deveres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª Cilene, seria interessante aproveitar durante aula em desenvolver dinâmica que envolva direitos e deveres.

      Excluir
  8. O autor inicia o texto bem, afirmando que : "É frequente nas salas de aula acontecer vários conflitos, geradores de brigas, desavenças, inimizades e agressões verbais ou físicas. Acontece porque reconhecêssemos que estamos falando de um espaço onde convivem muitos indivíduos e cada um com suas particularidades, crenças e gostos.

    É na sala de aula que produz esses encontros, da mesma forma acontece em empresas, escritórios, entre uma mesma categoria profissional e dentro de casa. Sem entrar no mérito da razão de um lado, da culpabilidade do outro."

    Desta forma, não há como ser simplista ou apenas resumir ao fato da fofoca ser o norte dos conflitos, sejam ou não com jovens do fundamental 1 ou 2.
    A indisciplina que encontramos em sala de aula é um reflexo que encontramos numa sociedade onde aparentemente está cada vez mais desustruturada, onde a aparência é importante(selfies), com a sua adequação e aparência na moda, com uma sociedade do imediatismo na música, jogos e vídeos.
    E para acrescentar a instituição "família" está em falta, não participando devidamente, quando deveria se fazer presente constantemente.

    ResponderExcluir
  9. OS conflitos são gerais,seja na sala de aula,ou fora dela,é importante saber falar,porém as palavras mal colocadas pode gerar novos conflitos,o que fazer? dependendo do momento e como estamos naquela horo,o tratamento com o ser humano é muito importante.

    ResponderExcluir