segunda-feira, 23 de maio de 2016

ATPC - 12


Como se resolve a Indisciplina


Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar - como conteúdos de ensino - as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação


As estratégias usadas atualmente por  parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas. 

Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, como mostrou outra pesquisa, da Fundação SM, feita em 2007 com 3,5 mil docentes de todo o país. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro.

Refletindo sobre este assunto...
Quais seriam as saídas para mudar este quadro ?    



quarta-feira, 18 de maio de 2016

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Mapa conceitual - Indisciplina


                                                              Mapa Conceitual



Como se livrar da indisciplina


                       Qual é a causa do mau comportamento? Como pais, alunos ,coordenadores ,equipe gestora e  professores podem trabalhar juntos para contornar esse entrave da boa Educação

30/10/2009 11:41
Texto Beatriz Vichessi



"Mau comportamento pode ser um jeito de as crianças mostrarem que uma regra é desnecessária ou não está funcionando"

  
A garotada voa pelos corredores, conversa em sala, briga no recreio, insiste em usar boné e em trazer para a sala materiais que não são os de estudo. A paciência do professor está por um fio. Cansado e confuso, ele se sente com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência! Quer controle! Quer mudanças no comportamento dos alunos!

Para ter uma turma atenta e motivada, a primeira mudança necessária talvez esteja nos pais, na escola e nos professores. É hora de rever a ideia de indisciplina e o que há por trás dela. Pesquisa realizada por NOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Doce ilusão! O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.

Para avançar nessa reflexão, é preciso entender que a indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra.

O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação.
O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?








domingo, 15 de maio de 2016

ATPC 11

Olá pessoal,

Tema: Os desafios de indisciplina em sala de aula ( Ceslo S. Vasconcelos )

Atividade dessa semana:

  • Comente o que o autor quer dizer com o Resgate do Professor? ( página 11 )
  • Como sair dessa? ( página 12 e 13 )


http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdf


Beijos,
PC-Lucimere

Para refletir




Olá pessoal,
Segue o vídeo que foi utilizado em momento de ATPC, vale a pena ver de novo e refletir!!


terça-feira, 10 de maio de 2016

ATPC 10

Olá pessoal,

    Dando continuidade ao texto: Os desafios da indisciplina em sala de aula ( Celso S. Vasconcelos ) responda:

  • Cite os obstáculos epistemológico ( página de 8 à 10 )
  • Qual deles de acordo com seu conceito é um dos maiores obstáculos?

Beijos,
Lucimere

segunda-feira, 2 de maio de 2016

ATPC - 9

Olá pessoal,

                Estamos no 2º bimestre.O bimestre anterior a temática dos ATPC foi sobre Alunos com dificuldades de Aprendizagens, foram abordados assuntos como: dislexia, hiperatividade, transtorno de déficit de atenção ...não somos especialistas nessa área, o objetivo desses temas foram para que estejamos cientes dos alunos que possamos encontrar e ter um olhar diferenciado para eles.
                No 2º bimestre a temática será: Desafios em sala de aula; Gestão em Sala de aula e Práticas Pedagógicas.
Então mãos a obra!


Temática: Desafios em sala de aula - Indisciplina do aluno

 Texto para análise: Os desafios da indisciplina em Sala de Aula e na Escola ( Celso S. Vasconcelos )

http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdf

 O texto é de 26 páginas, a atividade dessa semana será até a página 8.

  • Analisar o texto ( páginas 1 á 8 )
  • Responder no blog: 1) A queixa do professor no relato do texto faz parte da nossa realidade ou você acrescentaria alguma coisa?
                                           2) De certa forma o professor já sabe o que deve fazer ....muitas vezes, não o faz. Por quê? ( Como resposta  o autor cita  3 alternativas, escolha uma delas e justifique. )

Aguardo sua postagem!!
Beijos

PC-Lucimere