terça-feira, 10 de maio de 2016

ATPC 10

Olá pessoal,

    Dando continuidade ao texto: Os desafios da indisciplina em sala de aula ( Celso S. Vasconcelos ) responda:

  • Cite os obstáculos epistemológico ( página de 8 à 10 )
  • Qual deles de acordo com seu conceito é um dos maiores obstáculos?

Beijos,
Lucimere

12 comentários:

  1. Espera da receita mágica: achar que a solução da indisciplina está em algum livro e que é só aplicá-la e pronto! Não levar em consideração o contexto escolar.
    Idealização das alternativas: depositar a esperança em que aulas interessantes acabará com a indisciplina, não levando em consideração a estrutura arcaica da escola e o currículo mal formulado para uma educação cidadã; onde a escola não cria nem proporciona espaços alternativos a aprendizagem. Achar que a tecnologia é uma saída para indisciplina, um engano facilmente comprovado numa mera observação de uma aula em sala de informática, em que os alunos se dispersam com facilidade. Não existem pesquisas que comprovem que escolas que fazem uso de computadores melhore a disciplina dos alunos, escolas consideradas boas, são aquelas que tem um projeto político pedagógico onde todos são responsáveis pela aprendizagem dos alunos, não só o professor, ainda temos a doce ilusão do achismo, sempre achar que são as aulas ministradas pelos professores é que "salvarão" a escola do caos.
    Sensação do não-poder: nesse ponto o autor coloca o professor como aquele que "tira o corpo fora" na questão disciplinar, o professor se sente incapaz de fazer algo e põe a culpa no outro. Aí discordo com o autor, quando falamos em sistema e família como causas da indisciplina não estamos mostrando incapacidade de lidar com o problema, mas estamos nos colocando como profissionais que não consegue lidar sozinho com os problemas sociais do aluno. Afinal se eu tenho um aluno que sofre com violência doméstica, familiar usuário de drogas lícitas ou ilícitas, separação de pais, moram com avós, vive em situação de miséria, enfim não tem uma estrutura familiar que lhe permita se alimentar com dignidade e um lar que o acolha dando amor, respeito e carinho, ele chega carente, com dificuldades de aprendizagem e que acaba indo "pra turma da bagunça" pois não consegue aprender. O professor sozinho não consegue lidar com todos esses problemas psicológicos, passamos uma parte do dia com esses alunos. Agora se a escola tem uma equipe com psicopedagogo que consiga diagnosticar os problemas de aprendizagem com precisão e oriente os professores a como trabalhar com esses alunos, temos mais uma alternativa para lidar com a disciplina; se temos um conselho tutelar eficiente e que aplique as punições aos pais irresponsáveis, aí temos uma criança assistida e zelando pela qualidade de vida dela.
    São diversos fatores que ocasionam a indisciplina e culpabilizar o professor por não dar aulas "diferenciadas" é um discurso raso e sem base científica, primeiro se encontram as causas, depois discutem-se soluções, onde toda a escola deve lutar para fazer uma escola melhor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que o aluno traz uma bagagem de experiência de vida,muitas vezes sofridas. O autor cita três obstáculos epistemológico no que reflete a indisciplina do aluno na escola, a intenção não é colocar culpa em alguém e sim fazer refletir nas ações pedagógicas, quando se fala em aulas diferenciadas é sugerir ao profissional em buscar alternativas diferenciadas em que aluno se prenda no interesse das aulas, estratégias diferentes reflete em comportamentos diferentes e não precisa de base científica para essa ação.

      Excluir
    2. Muitas vezes não são aulas diferenciadas que fazem com que o aluno seja disciplinado, o próprio autor fala sobre isso, a indisciplina é resultado de uma série de fatores e envolve a escola e não somente o professor.

      Excluir
    3. E qual as ações pedagógicas para com o aluno com problema de indisciplina?

      Excluir
    4. As ações pedagógicas consistem em ações conjuntas articulando a família, o poder público e equipe escolar, não ações unilaterais envolvendo o corpo docente. Quando perguntamos ao aluno que estuda em uma boa escola o que o faz gostar da escola ele responde que gosta da escola e não dos professores, ele vê a escola como boa, é o conjunto. Um aluno relatou em uma redação que a escola poderia ter um orientador para conversar com os alunos bagunceiros, que poderia ter mais projetos esportivos (campeonatos, inter-classe etc), mais passeios, mais festas, enfim o modelo de escola atrativa não está só nas aulas mas também em opções de lazer que una o divertimento e aprendizado fora da escola envolvendo eventos; muitos deles não criticam as aulas, mas a escola que não oferece atividades fora dela ou dentro dela.

      Excluir
  2. Ah o maior obstáculo é apontar culpados, acredito que quando todos (a sociedade) começar a parar de procurar culpados e dar o devido valor a educação as coisas melhoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos que nos unir em prol do aprendizado do aluno.

      Excluir
  3. Na minha opinião o erro vem da mudança educacional, enquanto os alunos tinham só deveres tudo funcionava, a partir do momento que os deram direitos virou esse caos.A escola deveria se para quem quer estudar, e não para todos. Desculpe mas essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se formos separar... haverá poucos alunos...salas fechadas...professores sem aula!
      Será que essa opção seria melhor?

      Excluir
  4. O que determina o interesse dos alunos em sala, não são aulas diferenciadas mais assim a importância que os aulos tem em relação ao estudo, quais são suas metas de vida e o exemplo que trazem de suas famílias . Famílias estruturadas formam filhos estruturados, muitas vezes a unica atenção dispensada para com esses alunos, vem da escola dessa maneira acaba sendo na escola que o aluno tente chamar a atenção de que alguma coisa está errada, é não é simplesmente elaborando aulas diferenciadas que o problema será resolvido. Percebemos que a educação no Brasil em um contexto geral perdeu a credibilidade e não é só para nós profissionais da educação perdeu-se completamente o foco, e isso a mídia se encarrega o tempo todo de divulgar, então como convencer os alunos de que a educação pode transformar vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando algo nos prende atenção, paramos para observar. Muitas vezes o conteúdo não chama atenção do aluno, e quando não tem significado em pra que aprender determinado assunto o aluno perde o interesse. Quando se tem sentido do que está aprendendo fica mais fácil em conduzir a aula, e quando a estratégia for diferenciada a aprendizagem se torna prazerosa. Veja pela aula que você realizou com os 6º anos em sair ao redor da escola, eles estavam focados na atividade, e sabemos que nessas salas tem alunos com problema de indisciplina. E ocorreu tudo bem!

      Excluir
  5. Vejo de um modo geral,que a indisciplina esta cada vez,mas presente em sala de aula,vivemos um novo mundo, pelo qual temos que luta para viver ,a dificuldade se encontra na forma que vamos nos adequar,o que faltar é achar a receita para eses novos humanos que hoje temos,O BRASIL esta como muitos de nossos governantes, planejaram,sempre lutando pelo bem esta do povo,

    ResponderExcluir