segunda-feira, 23 de maio de 2016

ATPC - 12


Como se resolve a Indisciplina


Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar - como conteúdos de ensino - as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação


As estratégias usadas atualmente por  parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas. 

Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, como mostrou outra pesquisa, da Fundação SM, feita em 2007 com 3,5 mil docentes de todo o país. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro.

Refletindo sobre este assunto...
Quais seriam as saídas para mudar este quadro ?    



8 comentários:

  1. Desde que haja regras,que possa ser colocadas realmente em práticas.Não somente teorias.Vivemos um momento delicado da educação.
    Nós professores temos que fazer de tudo, para continuar no barco,sem perder o estimulo e o desejo de ensinar.Daqui alguns anos, haverá escassez de professores,devido a situação atual da educação.Precisamos que haja uma participação da equipe gestora,onde a responsabilidade ,não fique somente sobre os professores.A verdade é que estamos fazendo um papel que não nos pertence.

    ResponderExcluir
  2. Sim, professora o trabalho deve ser coletivo em se tratando de indisciplina escolar, porém, cada um em suas atribuições. Equipe gestora e Professores atuantes.

    ResponderExcluir
  3. A estrutura da escola não acompanhou o avanço tecnológico, ainda temos uma escola com a mesma estrutura do século passado, no mesmo formato, não atende a realidade de hoje, infelizmente o que fazemos nunca será o suficiente para dar uma escola de qualidade para todos, a escola ainda é para alguns. Acredito que a escola integral com diversas atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes e um reforço com um profissional como um psicopedagogo ajudaria muito e faria com que os alunos não se sentissem aprisionados, a criação de espaços de aprendizagem e um currículo mais atrativo, que fizesse sentido melhoraria o clima da escola. Em uma redação que pedi a eles, muitos reclamam que a escola não oferece passeios diversificados, uma ida ao cinema, poderia ser bacana, muitos nunca foram, uma visita guiada num museu, temos agora um em Guarujá (Joias da Natureza, no morro do Maluf), museu do café em Santos, o Orquidário em Santos, enfim aqui tem muitos lugares que poderiam ser visitados, isso tiraria os alunos da rotina.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Professora pelas sugestões, em motivar os alunos com atividades fora da escola, quem sabe eles motivados minimizam a indisciplina. De acordo com seu comentário, onde aborda a estrutura das escolas em geral, dando exemplos das escolas de Tempo Integral, com os recursos que eles possuem, ajudando assim na motivação dos alunos, porém, o Professor é quem conduz, do que vale uma boa estrutura sem a ferramenta de conhecimento do Professor. Agradeço sua colaboração em sugerir atividades diferenciadas fora da escola.

    ResponderExcluir
  5. A indisciplina de alguns alunos, é o reflexo do que vivenciam em casa , família desestruturadas brigas e gritos, chegam na escola fazendo o mesmo achando normal,é complicado quando os pais falam que não sabem o que fazer, cada um educa como pode ou quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como você gerencia esses momentos? Qual nossa postura diante desses alunos em que só escultam dos responsáveis palavras negativas?

      Excluir
  6. Na verdade todos nós de uma certa forma contribuímos com a indisciplina , quando não assumimos o compromisso de realmente fazer da escola um local prazeroso de se querer estar. Os alunos percebem o tempo todo qual é a verdadeira realidade de sua escola, concordo com a professora Maria, quando questiona que a escola deveria ser um local de atividades diversificadas. A escola deveria promover atividades que envolve-se as famílias dos alunos, porque podemos tentar o que for, se as famílias não tiverem compromisso com a escola dos seus filhos , nada feito.

    ResponderExcluir
  7. Que bom saber que temos professores que concordam com determinada opinião entre eles, então vamos por em ação essas idéias... como você citou atividade em que os pais possam participar, exemplo na sua disciplina, elabore uma aula em que os pais sejam convidados para participarem... podemos sentar e enriquecer essa ideia...

    ResponderExcluir