Estamos no 2º bimestre.O bimestre anterior a temática dos ATPC foi sobre Alunos com dificuldades de Aprendizagens, foram abordados assuntos como: dislexia, hiperatividade, transtorno de déficit de atenção ...não somos especialistas nessa área, o objetivo desses temas foram para que estejamos cientes dos alunos que possamos encontrar e ter um olhar diferenciado para eles.
No 2º bimestre a temática será: Desafios em sala de aula; Gestão em Sala de aula e Práticas Pedagógicas.
Então mãos a obra!
Temática: Desafios em sala de aula - Indisciplina do aluno
Texto para análise: Os desafios da indisciplina em Sala de Aula e na Escola ( Celso S. Vasconcelos )
http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdf
O texto é de 26 páginas, a atividade dessa semana será até a página 8.
- Analisar o texto ( páginas 1 á 8 )
- Responder no blog: 1) A queixa do professor no relato do texto faz parte da nossa realidade ou você acrescentaria alguma coisa?
2) De certa forma o professor já sabe o que deve fazer ....muitas vezes, não o faz. Por quê? ( Como resposta o autor cita 3 alternativas, escolha uma delas e justifique. )
Aguardo sua postagem!!
Beijos
PC-Lucimere
Sim, faz parte, tudo o que ele colocou resume a nossa situação atual: professor desmotivado, alunos que têm acesso a tecnologia enquanto os professores têm lousa e giz e a escola oferece espaço de sala de aula, em algumas ainda têm sala de informática (com a nossa e só), impunidade, programas violentos que acabam por banalizar a violência, consumismo (cultura do ter e não do ser), pais que compensam sua ausência dando liberdade sem responsabilidade, enfim, uma série de fatores que resulta numa crise da identidade da própria escola, ela está perdendo sua função de educar para a cidadania e assumindo funções que não lhe cabem, como impor limites aos alunos, algo que que é dever dos pais, não da escola, à escola cabe listar as regras e aos alunos cumpri-las e caso não o faça seja punido, ou então que se junte a outros alunos e argumente contra determinada regra, mas de forma civilizada e aceite se ela não for mudada, afinal nem tudo o que consideramos ruim podemos mudar, porém devemos aceitar quando perdemos.
ResponderExcluirQuanto a alternativa, o professor até sabe o que fazer, não o faz porque depende também da própria escola, que pode lhe dar ou não autonomia, o professor é tolhido em seu fazer pedagógico, então determinadas ações podem não ser bem vindas e aí reside o problema, o professor brasileiro não possui autonomia de gestão de sala de aula e nem pedagógica, se eu sei que minha turma está atrasada e não compreende o que ensino, preciso voltar do início mas aí sou cobrada a cumprir o currículo, independente de a turma acompanhar ou não, daí se o aluno não aprende a culpa é minha e somente minha, junto a isso vem a cobrança do estado através de provas que servem para punir o professor publicamente, como? "Professor, por que os alunos foram mal? O que aconteceu?" A pergunta é feita aos professores, quando ganha o bônus, toda a escola recebe, porque todos contribuíram para o feito, quando a escola não recebe a culpa é dos professores... então a lógica da indisciplina é a mesma, se os alunos são disciplinados o mérito é da escola, quando é o contrário, a culpa é do professor que não tem competência.
Em que sentido você comenta sobre a autonomia do professor?
ExcluirEntendo seu desabafo ao comentar o bônus, temos que nos preocupar com o aprendizado do aluno e não com as gratificações, a recompensa é ver o aluno apesar de suas dificuldades conseguir ler, entender e interpretar o texto!!
Boa trade.
ResponderExcluirTudo o que foi abordado no texto condiz com a nossa realidade.
Os avanços tecnológicos cada dia mais eficientes e aprimorados em uma velocidade impressionante. As escolas não acompanham essa realidade, com isso ocorrem os conflitos. Programas de violência tem uma audiência assustadora que reflete em sala de aula, e os valores éticos esquecidos.
Estamos pedindo socorro para a realidade vivenciada em sala de aula. E Infelizmente precisamos de apoio da equipe gestora para que possamos ter autonomia em sala, e recursos didáticos diversificados e professores auxiliares para juntos fazermos as diferenças.
Temos que trabalhar juntos!Qual sugestão você daria para equipe gestora?
ExcluirA indisciplina tem sido a grande vilã do âmbito escolar, a falta de interesse por parte dos alunos vem desmotivando os professores, a maioria estão ali por serem obrigados pelos seus cuidadores.Alguns não se preocupam se o professor está ou não na sala, eles agem como se estivessem em um parque ou na sua própria casa. Na maioria os próprios cuidadores não sabem mas o que fazer.Sinceramente eu não vejo saída, o próprio sistema deixou que chegasse a esse estágio.
ResponderExcluirNão podemos perder as esperanças! Sei que não existe receita de imediato, é um trabalho de formiguinha, cada um com sua função e disposto em ajudar a colônia.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão sei dizer se o maior problema da nossa escola é a indisciplina,ou a falta de respeito e valores éticos, porque fazer com que o aluno preste atenção às aulas talvez não seja uma das maiores dificuldades enfrentada por nós professores, mais sim atrelada a essa falta de interesse uma tremenda falta de respeito pelos professores pelos colegas de sala e uma total inversão de valores, que muito bem sabemos, é mais do que um problema escolar, é um problema social que vai se tornando cada mais difícil de se resolver , na medida em que a sociedade vai se tornando cada vez mais individualista, que a essência da palavra família vai se perdendo num mundo de drogas, promiscuidade, abandano presente no dia a dia da maioria dos nossos alunos, como convence-lo de que o objetivo da escola è de lhe oferecer subsidios para que ela consiga mudar a realidade de abandono e indiferença de quem devia ama-lo e protege-lo, realidade essa, que o aluno vive diariamente na sua família, talvez seja pretensão minha mais acredito que a unica maneira de resolver o problema de indisciplina seria começar a resolver o problema não dos alunos mais de suas famílias.
ResponderExcluirNão sei dizer se o maior problema da nossa escola é a indisciplina,ou a falto de respeito e valores éticos, porque fazer com que o aluno preste atenção às aulas talvez não seja uma das maiores dificuldades enfrentada por nós professores, mais sim atrelada a essa falta de interesse uma tremenda falta de respeito pelos professores pelos colegas de sala e uma total inversão de valores, que muito bem sabemos, é mais do que um problema escolar, é um problema social que vai se tornando cada mais difícil de se resolver , na medida em que a sociedade vai se tornando cada vez mais individualista, que a essência da palavra família vai se perdendo num mundo de drogas, promiscuidade, abandano presente no dia a dia da maioria dos nossos alunos, como convence-lo de que o objetivo da escola è de lhe oferecer subsidios para que ela consiga mudar a realidade de abandono e indiferença de quem devia ama-lo e protege-lo, realidade essa, que o aluno vive diariamente na sua família, talvez seja pretensão minha mais acredito que a unica maneira de resolver o problema de indisciplina seria começar a resolver o problema não dos alunos mais de suas famílias.
ResponderExcluirRealmente a família é a base de tudo, e como você comentou os valores morais estão se perdendo, o pouco que o Professor faz em sala de aula é muito para aquele aluno que não tem estrutura familiar, já é um bom começo.
ExcluirA família precisa saber que os alunos fica conosco ,um tempo,e com eles ficarão a vida toda, cabe a eles educar,seus filhos,O futuro depende do que ele faz hoje,o conhecimento é fundamental,para esse novo mundo que vivemos,quem não estuda fica para traz,
ResponderExcluir