segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Novembro - ATPC I

A realidade do Sistema Escolar

Resultado de imagem para a realidade do sistema escolar e educacional brasileiro


Refletindo sobre o Sistema Escolar


                Por Sistema Escolar Brasileiro pode ser entender um conjunto de escolas que possuem a mesma visão de educação e que formam um todo organizado, tendo o foco os mesmos resultados do processo de escolarização. Resumidamente, o sistema escolar é um sistema aberto ( que influencia e é influenciado pelo meio ) que tem por objetivo proporcionar educação, compreendendo uma rede escolas e a sua estrutura de sustentação.
                  O Sistema Educacional Brasileiro tem nos mostrado que há uma grande diferença entre o que é proposto e a realidade vivida nas escolas, bem como suas metas e objetivos, tendo sua estrutura como resultado de diversas mudanças ocorridas ao longo da História do Brasil.
                  O atual sistema educacional  brasileiro tem colocado aos educadores enormes desafios; como o aumento  da criminalidade, grandes parte dos educandos demonstram pouco ou nenhum interesse em aprender, o que atrapalha diretamente as aulas e, que dificultam, cada vez mais, o exercício de arte de ensinar. 
                 São vários pontos que precisa ser revisto, como remuneração do Professor, escolas com estruturas adequadas e segurança, participação atuante dos pais, etc... 
                 Existem muitas coisas para serem analisadas, porém não podemos cruzar os braços e desistir diante de tanta dificuldade. Como educadores, temos que manter a esperança, fazer jus da Profissão, buscar melhoria em nossas Práticas Pedagógicas, estar atualizados e propor estratégias que levem a um aprendizado significativo para os alunos.
                  O vídeo a seguir faz um alerta para o Sistema Escolar. Aborda vários aspectos. 
                  Comente qual aspecto que lhe chamou atenção.
                         
                  

  

Material de apoio
  • http://r-estudos.blogspot.com.br/2010/11/texto-realidade-do-sistema-educacional.html
  • http://criandocondicoesaliberdade.blogspot.com.br/2012/04/o-sistema-educacional-brasileiro.html

  

terça-feira, 25 de outubro de 2016

ATPC - III


Avaliação é refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e  emitir um julgamento que possibilite uma ação.

Resultado de imagem para tipos de avaliação escolar


De acordo com Gonçalves e Larchert (2012) “A avaliação enquanto concepção de educação não tem uma única linha teórica e prática que a sustente, nem um paradigma aceito por todos; o que existe é uma variedade de formas e maneiras de avaliar. A avaliação da aprendizagem se apresenta nas seguintes modalidades: somativa, formativa e diagnóstica”.




Resultado de imagem para tipos de avaliação escolar

Material retirado:

  • http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/aprendizagem/dicas-prova-2.jpg
  • http://slideplayer.com.br/slide/1271355/
  • http://grad.nead.ufsj.edu.br/Pedag/disciplinas/index.php?secao=ver_unidade&id_conteudo=334&id_disciplina=24&id_unidade=68
Acima encontramos  definições de três tipos de Avaliações, analise e comente se elas fazem parte de seu conceito de Avaliar. Quando você avalia o  que você espera e após o resultado qual sua ação?
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Momento Reflexão

               
 Ao pesquisar vídeo sobre Avaliação de Aprendizagem, encontrei O olhar do Educador,
resolvi compartilhar no blog .
Espero que gostem.


ATPC- II


Protocolo de Acompanhamento em Sala de Aula - Avaliação da Aprendizagem



 
A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”.Jussara Hoffmann

               
  Lei de diretrizes e Bases nº. 9.394/96, nos proporciona os dois mais importantes princípios da afetividade e amor no domínio escolar, o respeito à liberdade e a consideração à tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para as ocupações no trabalho. A Lei 9.394/96, das diretrizes e bases para a educação nacional, faz menção à avaliação da aprendizagem. Ao longo dos seus artigos, o termo avaliação (e suas variações) aparece 24 vezes, e o termo verificação (do rendimento ou da aprendizagem), duas. São, assim, pelo menos vinte e seis alusões à idéia de avaliar, seja relacionando-a a instituições, a alunos, aos docentes, ou aos processos educacionais como um todo. A diferença fundamental entre verificação e avaliação, é que a primeira é uma ação estática e a segunda é um processo dinâmico e encaminha a ação.
                Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico.
             Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente. Para que isso aconteça, o desenvolvimento dessa prática avaliativa deverá decodificar a trajetória de vida do aluno durante a qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, e isso é muito mais que conhecer o educando.

   Material retirado :
http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-mito-avaliacao-aprendizagem.htm  

 Dando continuidade ao estudo de Visitação em Sala de Aula, entre  na Plataforma Foco Aprendizagem (login: e041610a@educacao.sp.gov.br  Senha: ab2977) em Protocolo de Acompanhamento em Sala de Aula , no que diz respeito ao Aspecto Avaliação da Aprendizagem,  são abordados cinco indicadores, analise e comente no blog sobre eles.
Para finaliza veja abaixo, o vídeo de reflexão que fala sobre Avaliação.



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outubro - ATPC 1


Protocolo de Acompanhamento de Sala de Aula

A semana passada conhecemos a Plataforma Foco Aprendizagem, onde analisamos dois Aspectos  inseridos no Protocolo de Acompanhamento de sala de aula, são eles: Aspectos Organizacionais e Aspectos Pedagógicos. Hoje estaremos analisando o Aspecto : Relação Professor/aluno e no próximo  a  Avaliação da Aprendizagem. No que diz respeito a Relação Professor/aluno deve ressaltar o diálogo com uma ferramenta importante, assim como o respeito entre os dois lados.

Resultado de imagem para relação professor aluno


A seguir relacionei algumas perguntas  para que possamos refletir sobre Relação Professor/Aluno. 
  1. Como trabalhar a diversidade de valores no ambiente escolar de maneira que se alcance o repeito muito entre todos os envolvidos?
  2. Como tornar o momento de ensino/aprendizagem dinâmico atendendo e ouvindo os alunos em suas necessidades e limitações?
  3. Quais habilidades que um professor deve ter ou desenvolver para obter um bom relacionamento entre seus alunos?
  4. Como criar um clima de respeito, auto respeito e autocontrole entre os alunos sem uso de uma disciplina severa sem prejudicar o aprendizado dos mesmos?
  5. Como motivar alguém que não tem essa motivação interna e se mostra apático em aprender?
No Protocolo Acompanhamento em sala de Aula ( Foco Aprendizagem ) são expostos indicadores que  sugere situações em que podemo analisar a Relação Professor/aluno.

Faça uma leitura desses indicadores e comente no Blog sua sugestões ou experiência.

Material retirado:
  •  http://pt.slideshare.net/kikokola/relao-professor-aluno-15088405
  • http://slideplayer.com.br/slide/5251803/