Protocolo de Acompanhamento em Sala de Aula - Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”.Jussara Hoffmann
Lei de diretrizes e Bases nº. 9.394/96, nos proporciona os dois mais importantes princípios da afetividade e amor no domínio escolar, o respeito à liberdade e a consideração à tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para as ocupações no trabalho. A Lei 9.394/96, das diretrizes e bases para a educação nacional, faz menção à avaliação da aprendizagem. Ao longo dos seus artigos, o termo avaliação (e suas variações) aparece 24 vezes, e o termo verificação (do rendimento ou da aprendizagem), duas. São, assim, pelo menos vinte e seis alusões à idéia de avaliar, seja relacionando-a a instituições, a alunos, aos docentes, ou aos processos educacionais como um todo. A diferença fundamental entre verificação e avaliação, é que a primeira é uma ação estática e a segunda é um processo dinâmico e encaminha a ação.
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico.
Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente. Para que isso aconteça, o desenvolvimento dessa prática avaliativa deverá decodificar a trajetória de vida do aluno durante a qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, e isso é muito mais que conhecer o educando.
Material retirado :
http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-mito-avaliacao-aprendizagem.htm
Dando continuidade ao estudo de Visitação em Sala de Aula, entre na Plataforma Foco Aprendizagem (login: e041610a@educacao.sp.gov.br Senha: ab2977) em Protocolo de Acompanhamento em Sala de Aula , no que diz respeito ao Aspecto Avaliação da Aprendizagem, são abordados cinco indicadores, analise e comente no blog sobre eles.
Para finaliza veja abaixo, o vídeo de reflexão que fala sobre Avaliação.
Ao trabalhar com o caderno do aluno e do professor observo que eles apresentam todos os aspectos abordados em relação a avaliação de aprendizagem, focam a sondagem inicial que consiste na bagagem que os alunos já trazem para a sala de aula e necessita ser direcionada, as habilidades e competências necessárias para uma aprendizagem significativa, e quando o aluno tiver dificuldades adequar os conteúdos de maneira que o mesmo possa se não acompanhar a sua turma evoluir em relação a sua própria aprendizagem, quando se conhece o aluno fica visível acompanhar sua evolução.
ResponderExcluirQue bom que o Protocolo de Acompanhamento em sala de aula, condiz com a realidade do Professor, ou seja, mais uma ferramenta pedagógica que a Plataforma Foco Aprendizagem oferece.
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