Avaliação é refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.
De acordo com Gonçalves e Larchert (2012) “A avaliação enquanto concepção de educação não tem uma única linha teórica e prática que a sustente, nem um paradigma aceito por todos; o que existe é uma variedade de formas e maneiras de avaliar. A avaliação da aprendizagem se apresenta nas seguintes modalidades: somativa, formativa e diagnóstica”.
Material retirado:
- http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/aprendizagem/dicas-prova-2.jpg
- http://slideplayer.com.br/slide/1271355/
- http://grad.nead.ufsj.edu.br/Pedag/disciplinas/index.php?secao=ver_unidade&id_conteudo=334&id_disciplina=24&id_unidade=68
Acima encontramos definições de três tipos de Avaliações, analise e comente se elas fazem parte de seu conceito de Avaliar. Quando você avalia o que você espera e após o resultado qual sua ação?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDAS TRÊS AVALIAÇÕES CITADAS, PREFIRO AVALIAÇÃO FORMATIVA, POIS ELA PARA MIM TEM DUAS FUNÇÕES: PRIMEIRA, USAR COMO UM DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS EM SEGUNDO LUGAR SERVIR COMO UMA ALTO ANÁLISE, UM NUMERO EXCESSIVO DE BAIXOS RESULTADOS SERVE COMO ALERTA NO SENTIDO DE SE VERIFICAR SE O PROBLEMA ESTÁ NOS ALUNOS ? NA MANEIRA QUE A AVALIAÇÃO FOI FORMULADA ?OU SE EU NÃO FUI PRATICA E OBJETIVA NA MANEIRA DE MINISTRAR OS CONTEÚDOS, ENTÃO AO AVALIAR ESPERA ATINGIR RESULTADOS SATISFATÓRIOS TANTO PARA O ALUNOS COMO PARA MINHA ALTO AVALIAÇÃO.
ResponderExcluirBom saber de sua consciência do conceito da Avaliação Formativa, pois ela sinaliza de como os alunos estão acompanhando o aprendizado, e de contra partida o Professor analisar e refletir suas ações pedagógicas.
ExcluirDas três citadas a formativa é muito esxecencial pois permiti saber o nível de aprendizado do aluno!
ResponderExcluir