sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outubro - ATPC 1


Protocolo de Acompanhamento de Sala de Aula

A semana passada conhecemos a Plataforma Foco Aprendizagem, onde analisamos dois Aspectos  inseridos no Protocolo de Acompanhamento de sala de aula, são eles: Aspectos Organizacionais e Aspectos Pedagógicos. Hoje estaremos analisando o Aspecto : Relação Professor/aluno e no próximo  a  Avaliação da Aprendizagem. No que diz respeito a Relação Professor/aluno deve ressaltar o diálogo com uma ferramenta importante, assim como o respeito entre os dois lados.

Resultado de imagem para relação professor aluno


A seguir relacionei algumas perguntas  para que possamos refletir sobre Relação Professor/Aluno. 
  1. Como trabalhar a diversidade de valores no ambiente escolar de maneira que se alcance o repeito muito entre todos os envolvidos?
  2. Como tornar o momento de ensino/aprendizagem dinâmico atendendo e ouvindo os alunos em suas necessidades e limitações?
  3. Quais habilidades que um professor deve ter ou desenvolver para obter um bom relacionamento entre seus alunos?
  4. Como criar um clima de respeito, auto respeito e autocontrole entre os alunos sem uso de uma disciplina severa sem prejudicar o aprendizado dos mesmos?
  5. Como motivar alguém que não tem essa motivação interna e se mostra apático em aprender?
No Protocolo Acompanhamento em sala de Aula ( Foco Aprendizagem ) são expostos indicadores que  sugere situações em que podemo analisar a Relação Professor/aluno.

Faça uma leitura desses indicadores e comente no Blog sua sugestões ou experiência.

Material retirado:
  •  http://pt.slideshare.net/kikokola/relao-professor-aluno-15088405
  • http://slideplayer.com.br/slide/5251803/


2 comentários:

  1. Como são vários aspectos a serem analisados, vou começar coma a
    diversidade de valores como seres humanos, todos somos iguais, ainda que alguns valores se diferenciem, dependendo da família que fazemos parte e da sociedade em que vivemos. Por essa razão, o respeito às diferenças, ao diverso, às distintas culturas e raças, também deve fazer parte da educação que damos aos nossos filhos. Algo que devemos ensinar as crianças desde cedo.,mais quando esses valores são esquecidos pelas famílias, cabe a escola fazer com que esses alunos aprendam a respeitar as diferenças. Em relação a tornar o ensino aprendizagem dinâmico depende da criatividade de cada professor, tentamos fazer da melhor forma possível eu por exemplo gosto de conversar com os alunos e faço com que eles participem da conversa mesmo que muitas vezes eles não tenham domínio do que estão falando quanto as habilidades que o professor deve ter acredito que o domínio sobre o conteúdo é a principal , os alunos percebem quando o professor não sabe direito o que está falando e começam a questiona-lo acredito que tendo essa habilidade o relacionamento com os alunos ficara bem mais fácil e como consequência ficará muito mais fácil controlar a disciplina em sala de aula, já em relação a motivação acho bem complicado , seres humanos independente de serem adultos ou crianças são motivados a aprenderem desde que seja do seu interesse, podemos tentar falar do futuro e fazer com que ele se posicione nesse futuro aonde ele gostaria de estar e o que gostaria de estar fazendo, fazendo com que ele entenda que não chegaremos no futuro sem passar pelo presente, e que esse presente e hoje, e determina-rá o seu futuro então devemos aproveita-lo da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os ensinamento de valores, sei que a tarefa não é fácil, pois estamos numa geração que até o por favor, com licença e obrigado , faz parte do papel do Professor, algo que é dever dos pais. Diante disso, a relação Professor-aluno é fundamental para um clima agradável, o respeito se desenvolve través do diálogo. Nos deparamos com histórias cada vez delicada e dura para a realidade da criança ( cada criança tem sua história). Temos que fazer a diferença, através de nossas ações, quem sabe o aluno veja esperança em sua vida. São nos momentos de aula,com suas criatividades, o professor possa despertar o interesse do aluno em uma aprendizagem produtiva aprendizagem .

      Excluir