Olá pessoal!!
Conforme combinado, estaremos analisando esse mês em ATPC, dificuldades de aprendizagem escolar. Estou postando power point que descreve alguns tipos de dificuldade. Não somos especialistas, porém, muitas vezes suspeitamos que determinados alunos possuem dificuldade, transtorno, distúrbios e não sabemos seu conceito e como reagir diante da situação.Devo lembrar que não podemos rotular o aluno com determinada dificuldade e sim suspeitar, estando ciente que existe determinada dificuldade para serem analisadas com olhar diferenciado ao aluno e nos preparar com atividades diversificada. Espero que a atividade seja para contribuir em nossos conhecimentos na formação continuada.
Atividade:
- Comentar sobre o vídeo que postei no blog " João Preste atenção ".
- Analisar o power point ( site encontra-se abaixo )
- Relatar no blog se você tem algum aluno com as característica apresentada ( não precisar citar nome de aluno no comentário )
http://pt.slideshare.net/maristelaii/dificuldades-de-aprendizagem-2098417
Aguardo postagem!!
Beijos
PC-Lucimere
O interessante apresentado no texto do slide foram as causas dos distúrbios, até então só havia lido sobre os sintomas. Daí percebemos que muitos pais não são só omissos na responsabilidade na aprendizagem dos filhos, mas também foram omissos durante a gestação, sem o devido cuidado na alimentação e fazer o pré-natal corretamente. Muitos dos sintomas podem ser detectados ainda nos primeiros anos, e se tratado (como no caso do personagem João) lá nos primeiros anos da infância, o aluno pode levar um vida escolar normal, e conseguir aprender no seu ritmo. O que percebemos na história de João é que um conjunto de fatores levaram ao sucesso escolar dele: a família que levou ao psicólogo e depois levou o laudo a escola e também procurou estudar sobre o distúrbio do filho e estudou maneiras de ajudá-lo nos deveres, a professora que fez o mesmo, estudou sobre o assunto e o ajudou na maneira como ensinar (detalhe estava ciente do problema). Mesmo que a escola tenha falhado em não encaminhar o aluno a um psicólogo primeiro, a família teve esse interesse porque ela compreende que ela também responsável pelo aprendizado do filho, porque muitas vezes a escola chama os pais e conversa com eles sobre encaminhar a um psicólogo e os pais às vezes tem preconceito quando se fala em psicólogo, não entendem que isso ajudará o filho, a falta de informação e acreditar que psicólogo é para loucos ainda fazem com que pais não levem os filhos para fazer um tratamento correto. em cada sala tem pelo menos um aluno com alguns dos problemas de aprendizagem apresentados e muitos seriam resolvidos com a presença de algum psicopedagogo, profissional que deveria trabalhar na escola, atendendo alunos e ajudando-os e a nós professores a trabalhar com eles. Porque atividades diferenciadas só um profissional indicaria, já que cada caso exige um procedimento diferente.
ResponderExcluirVejo que o vídeo veio para fazer refletir as dificuldades dos alunos na questão de exemplificar determinada patologia, percebemos que houve ajuda da família e o professor teve seu papel em pesquisar para saber como atender o aluno. Sei que não somos especialistas da área da deficiência do aluno, quando falo em atividades diferenciadas, é para o professor ter um olhar atento aos alunos com defasagem de aprendizagem e diversificar suas atividades
ExcluirO livro João preste atenção é muito interessante, mas como a historia do livro relata é muito importante o apoio da família no processo de descoberta e também de trabalho com o aluno com dificuldade de aprendizagem, o livro também fala que João era esforçado e que mesmo com dificuldades participava das atividades, o que muitas vezes não é nossa realidade em sala de aula, a maior parte dos alunos com dificuldades se acomoda em sua situação e não se esforça para desenvolver mesmo com trabalho diferenciado, e a família também não é presente e muitos até negam que o filho possa ter alguma dificuldade.
ResponderExcluirCom relação aos slides achei muito interessante, eu já tinha algum conhecimento sobre o TDH e a Hiperatividade eu li dois livros sobbre esses temas especificamente ("Mentes inquietas" e "No mundo da Lua"), mas pouco sabia sobre os outros transtornos então foi muito bom conhecer um pouco mais sobre eles.
Tenho alguns alunos já diagnosticados e outros que, como eu disse acima, apesar de todas as evidencias os pais se negam a acreditar que o filho tenha alguma dificuldade, e não procuram ajuda especializada, o que dificulta muito o nosso trabalho enquanto professores.
Enquanto professores o que fazer quando nos deparamos com alunos que suspeitamos em ter necessidades especiais e a família não aceita? Devemos cruzar os braços justificando que não somos especialistas?
ResponderExcluirConheço seu profissional, sei que não cruzaria os braços, quando falo em diferenciar atividades é alertar aos professores que existe alunos que possuem dificuldades para ser refletido na elaboração das aulas.
ExcluirQue bom que o slide ajudou a conhecer sobre outros transtornos, espero contribuir em sua formação contínua nesses momentos de interação no blog.
ResponderExcluirAgora que entra a importância de se saber diferenciar os alunos com dificuldade de aprendizagem do aluno que não demonstram nenhum interesse em aprender. Concordo que os alunos com dificuldade tem o direito de não ser mais um numero na sala de aula, mais sim o mesmo perceber que existe uma preocupação por parte dos professores em que esse esteja em constante progressão , e a melhor maneira de se demonstra essa preocupação, seja, efetivamente inclui-lo no processo de ensino aprendizagem, realizando atividades diferenciadas , principalmente ,contando na sala de aula com os alunos que possam ajuda-lo na elaboração das tarefas. Um bom exemplo e o aluno Joabe do 8°C é nítido o progresso do aluno nesses dois anos que eu o conheço, dificilmente o mesmo elabora uma atividade escrita, porém elabora um mapa muito bem, e está sempre disposto a responder uma pergunta oral, baseado nessa experiencia percebo o quanto é importante a elaboração de de atividades diferenciadas.
ResponderExcluirQue bom em ver o resultado do seu exemplo com seu aluno, atividades diferenciadas é fundamental para ajudar o aluno.
ExcluirBoa Noite.
ResponderExcluirPrecisamos como profissionais estarmos atentos a criança com dificuldades ao saber.
A observação do professor é fundamental para orientar a família a ir em busca de um profissional adequado . Apenas o profissional( neuro, psicólogo, psicopedagogo) pode diagnosticar os fatores orgânicos ou mesmo emocionais dessa criança no seu desenvolvimento do processo educativo, podendo perceber se estão associadas a inúmeros fatores como: à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O vídeo mostra a importancia da família no tratamento do filho, levaram a um profissional adequado, buscaram estudar maneiras de ajudar nas tarefas escolares. A família é tudo, é insubstituível.
Boa Noite.
ResponderExcluirPrecisamos como profissionais estarmos atentos a criança com dificuldades ao saber.
A observação do professor é fundamental para orientar a família a ir em busca de um profissional adequado . Apenas o profissional( neuro, psicólogo, psicopedagogo) pode diagnosticar os fatores orgânicos ou mesmo emocionais dessa criança no seu desenvolvimento do processo educativo, podendo perceber se estão associadas a inúmeros fatores como: à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O vídeo mostra a importancia da família no tratamento do filho, levaram a um profissional adequado, buscaram estudar maneiras de ajudar nas tarefas escolares. A família é tudo, é insubstituível.
A família é a base, infelizmente temos alunos que não tem esse suporte da família... e como professor devemos ter um olhar diferenciado para esse aluno.
ExcluirO professor observa e sabe a dificuldade do aluno com problemas, mas como lidar com essa situação? eu particularmente tenho dificuldades , naõ sou alfabetizadora, se ele não sabe escrever , quanto mais a matemática, é complicado.
ResponderExcluirComo professores temos que sempre estar estudando, seja em formação ou pesquisa para nos preparar em determinado tema em nossas aulas. Comece em passar ao aluno aquilo que ele saiba e aos poucos avançando em suas dificuldades.
Excluir