Olá pessoal!!
Dando continuidade ao assunto Dificuldades de Aprendizagem, separei outro material que define o tema estudado. Encontra-se no link abaixo:
http://slideplayer.com.br/slide/397255/
Atividade:
- Analisar o material;
- Cometar no blog qual a diferença desse material com o anterior ( ATPC 06 ), o que contribuiu para seu conhecimento.
- Fazer comentário sobre a postagem no blog " Metas da Escola para Sanar as dificuldades de Aprendizagem".
Beijos
PC-Lucimere
A diferença desse material para o outro é que esse é mais detalhado nos sintomas dos distúrbios, ensina como o professor proceder, os dois na verdade se complementam; no outro tem a causa que é impostante sabermos, esse a descrição do que é e como agir. Sobre as metas, algo que já faço há muito tempo é não dar atividades/avaliações longas, e avaliar por conteúdo, assim aquele aluno que tem mais dificuldade ele não precisa estudar e/ou consultar muita coisa no caderno na hora da avaliação, outra coisa importante é a ênfase no oral, para aqueles alunos que tem problemas de aprendizagem que envolvem a escrita, o problema dessa avaliação é que a escola não dispõe de um professor de educação especial, na prefeitura por exemplo, os alunos que tinham problemas com a escrita a professora levava ele para a sala multifuncional e aplicava a prova, lia, explicava e aluno falava, no caso de aluno com dislexia esse seria o ideal. Lembro de uma personagem de novela em que a jovem, já na faculdade, tinha esse problema, a prova dela foi feita com alguém lendo as questões e o tempo mais longo para que ela fizesse a prova, na faculdade tinha uma pessoa que a ajudava nas avaliações e trabalhos, espécie de tutor, que lia e explicava conceitos mais abstratos. Se formos perceber um aluno com dislexia por exemplo torna-se impossível ele ter um aprendizado satisfatório sem apoio de outro professor para atendê-lo durante a aula e no contra-turno.
ResponderExcluirQue bom que esse material serviu para acrescentar em conhecimento. Sobre em ter um profissional especializado seria de extrema importância para o desenvolvimento do aluno. As escolas estaduais possuem burocracia em contratar profissionais especiais. Não devemos fechar os olhos para esses alunos, pelo menos um olhar diferenciado em elaborar as atividades.
ExcluirEsse material apresenta mais detalhes que o material anterior, contudo o outro material traz mais distúrbios que este. Esse material também traz dicas para o professor o que o outro não mostra. Ambos foram muito interessantes e ajudaram muito a entender melhor os distúrbios que podem estar acarretando a dificuldade de aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirEspero em ter contribuído com a seleção do material para ajudar no conhecimento do Professor! Que bom que gostou!
ExcluirAmbos se completam. Por mais que os materiais sejam de suma importancia no sentido de se diagnosticar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos, o que falta na realidade é um suporte melhor para que não fique só no diagnostico, mais sim medidas efetivas para que as escolas pode-sem contribuir de maneira significativa para a evolução desses alunos com dificuldade. Quanto a realização de atividades diferenciadas, já observei que depende da boa vontade dos professores, pois, fora o apoio pedagógico as escolas não oferecem nenhum subsidio material para elaboração dessas atividades.
ResponderExcluirEntendo quando você relata ..." depende da boa vontade dos professores " ...pois como haverá apoio pedagógico se o professor não se preocupa em saber das dificuldades do aluno.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Noite.
ResponderExcluirSobre os vídeos fica aqui um olhar mais atento do professor. Mas o diagnóstico só pode ser fornecido por profissionais. O Trabalho diversificado em sala de aula já faz a diferença a essas crianças com determinados distúrbios. Infelizmente na escola estadual a realidade vivida é outra, falta material adequado e professores auxiliares. Essas crianças, na legislação, tem o direito de serem acompanhados, mas não é o que acontece, impera uma burocracia incansável aos familiares para adquiri-los.Todos somos capazes de aprender, precisamos apenas respeitar o tempo de cada um.
O nosso foco é o aluno, não podemos desistir dele quando a burocracia nos atrapalha. Temos que estar atentos para as dificuldades do aluno e através de experiências vividas em sala de aula,pesquisas, preparando atividades de acordo com a realidade do aluno.
ExcluirOS disturbios estão muitos claros,a escola não estar preparada para lidar com esses disturbios .TODos tentamos fazer essa criança aceitar esse novo mundo da melhor forma.
ResponderExcluirQuando a escola não está preparada, o que o professor deve fazer em suas aulas para ajudar o aluno?
ExcluirOS disturbios estão muitos claros,a escola não estar preparada para lidar com esses disturbios .TODos tentamos fazer essa criança aceitar esse novo mundo da melhor forma.
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