Necessidades Educacionais Especiais
São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
A noção de necessidades educacionais especiais entrou em evidência a partir das discussões do chamado “movimento pela inclusão” e dos reflexos provocados pela Conferência Mundial sobre Educação Especial, realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994. Nesse evento, foi elaborado um documento mundialmente significativo denominado “Declaração de Salamanca” e na qual foram levantados aspectos inovadores para a reforma de políticas e sistemas educacionais.
De acordo com a declaração: “…durante os últimos 15 ou 20 anos, tem se tornado claro que o conceito de necessidades educacionais especiais teve que ser ampliado para incluir todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for. […] Desta maneira, o conceito de “necessidades educacionais especiais” passará a incluir, além das crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que moram distantes de quaisquer escolas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.”
A Declaração de Salamanca, portanto, estabeleceu uma nova concepção, extremamente abrangente, de “necessidades educacionais especiais” que provoca a aproximação dos dois tipos de ensino, o regular e o especial, na medida em que esta nova definição implica que todos possuem ou podem possuir, temporária ou permanentemente, “necessidades educacionais especiais”. Dessa forma, orienta para a existência de um sistema único, que seja capaz de prover educação para todo os alunos, por mais especial que este possa ser ou estar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orientam a respeito de estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais. Para isso, estabeleceu um material didático-pedagógico intitulado “Adaptações Curriculares” que insere-se na concepção da escola inclusiva defendida na Declaração de Salamanca.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete necessidades educacionais especiais.Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/necessidades-educacionais-especiais/>. Acesso em: 03 de mar. 2018
Estratégias para Educação de alunos com necessidades educacionais especias
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf
Atividade:
Qual a importância da Declaração da Salamanca na Educação?
De acordo com o material a cima " Saberes e Práticas da inclusão/Estratégias para Educação de alunos com necessidades educacionais especiais", A expressão necessidades educacionais especiais refere-se a quem ? ( citada entre as páginas 26 e 27 )
declaração de Salamanca foi responsável por modificar o cenário educacional mundial, inclusive brasileiro, pois, por meio dela a educação inclusiva ganhou destaque em termos globais.
ResponderExcluirTem como objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
ResponderExcluirProf. Rey.
Prof. Frank - Matemática
ResponderExcluirIncluir as crianças com necessidades educacionais especiais nas turmas regulares foi e é muito importante, os benefícios são enormes, as crianças aprendem a ser relacionar melhor e respeitar as diferenças, e quando o ambiente é favorável, elas mesmas se ajudam. O professor é desafiado a sempre estar procurando novas estratégias para alcançar os objetivos de aprendizagem.
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ExcluirA implementação de políticas inclusivas na educação brasileira .
ResponderExcluirProf. Herculano.
ResponderExcluirVisa a inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro do sistema regular de ensino.
A Declaração de Salamanca foi um marco para a educação pois visa implantar os alunos com necessidades especiais no sistema de ensino regular de preferencia em escola.
ResponderExcluirSegundo o Documento Saberes e Praticas de educação tds alunos cm dificuldades para a aprendizagem faz parte, são considerados especiais.
Prof. Frank - Matemática
ResponderExcluirSempre que ouvia a expressão "inclusão", associava exclusivamente as crianças portadoras de necessidades especiais, que fossem físicas ou mentais. Na declaração de Salamanca o "incluir", tem uma maior abrangência, o Estado deve estar preparado para acolher na escola as crianças com necessidades sociais, como as crianças de rua, marginalizadas, as que por motivo de trabalho não concluíram os estudos, as crianças que tem dificuldade de acesso (recentemente um jornal mostrou crianças atravessando um rio puxadas por cordas para chegar a escola).
Qualquer dificuldade que limite a criança a cursar o ensino regular, é uma necessidade educacional, o Estado, a escola, a família, a sociedade são responsáveis pelas adaptações necessárias para o desenvolvimento escolar na criança.
Lendo esses artigos, questiono se as escolas e nós professores estamos preparados para lidar de maneira eficaz com esses alunos, pois o que vejo na escola é que essas crianças com necessidades especiais, quase não avançam na aprendizagem, e ficam na maioria do tempo isoladas dos demais alunos.
ResponderExcluirProf Luciano.
A Declaração de Salamanca é um documento que foi elaborado em 1994 na Conferência Mundial sobre Educação Especial na cidade de Salamanca na Espanha.
ResponderExcluirÉ considerada um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social. Ela é o resultado de uma tendência mundial que consolidou a educação inclusiva, e cuja origem tem sido atribuída aos movimentos de direitos humanos.
Prof: Eva Costa (Filosofia)
Na verdade a inclusão não acontece como deveria, concordo com o Luciano. Esses alunos pouco avançam, pois nós professores não temos o apoio e o acompanhamento de profissionais para nos dar suporte (e aos alunos) como acontece em diversas prefeituras.
ResponderExcluirBoa noite Professores.
ResponderExcluirRealmente a Declaração de Salamanca veio dá um passo para reflexão dos alunos em fase de aprendizagem escolar.
Assunto de extrema complexidade e importância, devemos de fato pensar sobre o assunto pois não basta apenas ter apoio dos auxiliares, temos que traçar estratégias de ação para com esses alunos, mas ainda creio que cada sala com algum deficiente faz os outros aprenderem a conviver, ser, e fazer pelo outro algo mais. !
ResponderExcluirSegundo o texto "A expressão necessidades educacionais especiais" refere-se não apenas a criança que possui uma necessidade especial física ou intelectual, mas também inclui além dessas crianças aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que moram distantes de quaisquer escolas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.”
ResponderExcluirProfessora Edna Maria Silva Souza